O chip M2M é um chip voltado para conectar máquinas, e ele pode ser um chip M2M pré-pago ou pós-pago. Assim como os chips tradicionais, ele identifica quais dispositivos estão conectados à rede móvel e permite acesso ininterrupto à rede e compartilhamento de dados. 

Da mesma forma, o chip M2M pré-pago permite que a empresa realize o pagamento antecipadamente pelo serviço contratado, ou seja, o contratante adquire um plano específico de dados para utilizar durante um determinado período — uma semana, 15 dias ou um mês — e assim que o tempo ou o plano de dados se esgota ele precisa colocar mais saldo no chip para continuar usufruindo da comunicação e transferência de dados. 

Já com o chip M2M pós-pago, o contratante assina um contrato e paga mensalmente pelos serviços, mas, ao contrário do chip pré-pago, quando a quantidade de dados contratados é ultrapassada o serviço não é interrompido, gerando uma cobrança pelo uso adicional para ser paga na fatura posterior. E é exatamente essa capacidade de pré-pagamento que oferece atrativos para a contratação de um chip M2M pré-pago. 

Entretanto, como qualquer serviço pré-pago, há diversas condições que devem ser entendidas para usufruir totalmente dos benefícios do serviço. O primeiro ponto é que, caso a quantidade de banda contratada não seja consumida, ela simplesmente não pode ser aproveitada no mês seguinte – dependendo do contrato assinado com o provedor. Outro ponto é que, no caso de inatividade, a linha pode ser desativada — claro, isso acontece apenas após um determinado período que deve ser estipulado em contrato. 

O que é o chip M2M 

O chip M2M pré-pago ou pós-pago são cartões SIM especiais e destinados à comunicação entre máquinas e a projetos IoT. Eles são projetados para fornecer acesso seguro à rede móvel e oferecem os mais diferentes serviços de conectividade, incluindo dados e serviços de voz. 

Normalmente, esses chips são incorporados a dispositivos e permitem que eles se conectem à rede sem o uso de hardware adicional, assim como acontece com o chip tradicional utilizado em smartphones. Por serem feitos especificamente para máquinas, oferecem maior confiabilidade, resistência e desempenho quando comparados aos chips comuns, e podem se conectar a várias redes para oferecer uma cobertura melhor e evitar interrupções. 

O Superchip permite que o contratante opte por uma operadora, três ou conte com uma multiconexão que permite a troca de operadora quando a rede estiver com problemas – essa troca ocorre apenas quando as redes Algar e TIM estiverem ausentes. 

Além disso, não existe conectividade M2M sem a presença de um chip M2M pré-pago ou pós-pago, pois é esse chip que permite que o dispositivo se conecte à internet, capture, envie e receba informações e otimize uma operação IoT. 

Por que usar chips M2M? 

Os chips M2M pré-pago ou pós-pago são essenciais para a IoT. Normalmente oferecem baixo consumo de energia e fornecem recursos de segurança aprimorados, como criptografia, maior escalabilidade e economia. O chip M2M pré-pago também contribui para a redução de custos, pois permite diversas conexões e elimina a necessidade de um contrato com uma empresa de telefonia celular, o que resulta em uma grande economia no momento de lidar com grandes com volumes de dados. 

Além disso, os chips M2M fornecem recursos específicos para aplicações IoT, sendo mais flexíveis que os tradicionais, garantindo uma comunicação de ótima qualidade a longas distâncias, o que os torna extremamente úteis para monitoramento de frotas, sistemas de segurança, rastreamento de ativos e outros projetos que exijam uma conexão segura e estável. 

Por contarem com uma conexão separada do tráfego normal, o chip M2M pode oferecer recursos de segurança mais robustos por meio de APNs, que permitem que apenas chips pré-aprovados se conectem à rede, VPNs, para a criação de túneis seguros para o tráfego de dados, e criptografia, que torna as informações impossíveis de serem lidas por usuários sem autorização. 

Benefícios do chip M2M pré-pago 

O maior benefício é exatamente não ser preciso assinar um contrato mensal para ter acesso aos serviços. Isso permite que a empresa recarregue a conta no momento que precisar. Isso é muito útil para projetos IoT que necessitem de monitoramento e dados por um determinado período, pois permite controlar gastos e gerenciar de maneira mais eficiente os recursos utilizados, de forma a garantir a conectividade durante o tempo necessário. 

Entretanto, se os recursos não forem monitorados corretamente e a banda ser consumida antes do prazo, existem a possibilidade de a conexão ser interrompida até que uma nova recarga seja realizada. 

Quando comparado ao chip pós-pago, a diferença é que, no pós-pago, os serviços são renovados automaticamente, desde que as faturas sejam pagas, e, se a banda for consumida, o serviço não é interrompido, mas o adicional utilizado é cobrado no mês posterior, o que indica que o chip M2M pós-pago seja destinado a iniciativas que exijam conectividade em tempo integral por longos períodos de tempo. 

Chip M2M pré-pago ou pós-pago? 

Não é possível afirmar qual o melhor sistema. Isso depende de fatores que vão de casos de uso e dispositivo utilizado ao consumo de banda necessário para o projeto IoT. Isso deixa claro que a melhor opção é aquela que vai de encontro aos requisitos de conectividade da empresa. Outros fatores que devem ser analisados são a qualidade e estabilidade da conexão, segurança e até mesmo o atendimento ao cliente. Fatores que independem de o chip ser pré ou pós-pago. 

O Superchip oferece conectividade IoT que impulsiona a inovação. Por meio de chips M2M de última geração para rastreadores, painéis de alarme, gestão de frota e aplicações especiais como telemetria, smart grids, sensores, estações climáticas, automação industrial, relógios de ponto, controle de acesso entre outros, nossas soluções contribuem para que você possa conectar e gerenciar seus dispositivos com eficiência e segurança. 

Oferecemos as melhores soluções para facilitar o dia a dia das empresas. Nossos planos contam serviços completos que permitem a compra, gerenciamento e cancelamento de linhas em um único lugar, sem cobranças extras, sem taxas de cancelamento, ativação ou dados excedentes e sem fidelidade. Conheça nossos planos e escolha o que melhor atende às necessidades da sua empresa. 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso