O foco dos edifícios inteligentes está no aprimoramento dos recursos, funcionalidades e sustentabilidade do prédio. Para isso, esses projetos buscam integrar tecnologias avançadas, como sistemas de automação predial e Internet das Coisas (IoT), para se tornarem mais eficientes em termos energéticos, mais confortáveis e seguros para os ocupantes, sem esquecer de melhorar a gestão e o monitoramento das instalações. 

O sistema de automação predial utilizado em edifícios inteligentes é um sistema para o controle e monitoramento dos mais variados recursos prediais, como aquecimento, ventilação, ar-condicionado, iluminação, segurança entre outros e visa aumentar o conforto dos ocupantes. Para isso, utiliza os mais diferentes componentes, desde sensores para detectar mudanças na temperatura, umidade, níveis de ocupação até atuadores como válvulas e amortecedores que controlam os sistemas prediais seguindo programações pré-elaboradas. 

Dessa forma, o sistema de automação predial responde a variáveis, como níveis de ocupação, hora do dia e condições meteorológicas para ajustar recursos de iluminação e HVAC, por exemplo, visando reduzir o consumo de energia quando o edifício está desocupado ou com menos ocupantes. 

Normalmente, o sistema de automação predial utiliza a conectividade M2M sem fio para capturar as informações dos sensores e enviá-las a um controle central para que ajustes sejam feitos automaticamente ou os gestores possam responder a alertas em caso de alguma anormalidade. 

Como funciona um sistema de automação predial baseado em IoT?

Ao integrar a IoT a sistemas de automação predial é possível ter um gerenciamento contínuo e eficiente dos sistemas. A IoT permite que diversos dispositivos e sistemas sejam integrados, criando uma rede única para facilitar o monitoramento e controle remoto. 

Ao realizar essa integração, os edifícios inteligentes conseguem otimizar o consumo de recursos e melhorar o conforto dos ocupantes, além de otimizar a atuação de equipes de manutenção que podem atuar rapidamente, assim que um problema for detectado. 

Esses são os principais componentes de um sistema de automação predial baseado em IoT: 

Sensores

Sensores IoT coletam dados sobre temperatura, umidade, CO₂ e qualidade do ar e são utilizados na automação predial para monitorar aspectos do ambiente de um edifício. 

Dispositivos inteligentes/Atuadores

Esses dispositivos podem ser controlados e monitorados remotamente, agindo de acordo com as informações coletadas pelos sensores conectados a uma rede IoT. Nos edifícios inteligentes, são usados para controlar a iluminação, HVAC, refrigeração e outros sistemas. 

Computação em nuvem

Por meio da nuvem, os sistemas de automação predial podem armazenar e analisar uma grande quantidade de dados que serão utilizados para detectar problemas, reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência do prédio em geral. Além disso, é por meio de sistemas baseados na nuvem que os gestores têm acesso às informações e possam realizar ajustes a qualquer momento e de qualquer lugar. 

Análise de dados

Sistemas de análise de dados baseados em inteligência artificial (IA) permitem que dados sejam coletados automaticamente e sejam analisados para gerar insights para tornar o processo de decisão mais eficiente, detectar padrões e realizar previsões. 

Aplicações IoT em edifícios inteligentes

Como permite a integração de diversos sistemas e dispositivos, a IoT criar uma rede integrada que pode ser monitorada e controlada à distância, tornando a implementação de diferentes aplicações mais eficiente. 

Gestão inteligente de energia

Medidores inteligentes são usados para monitorar o consumo em tempo real de energia em todos os ativos e equipamentos do edifício. Com base nessas informações, os gestores têm acesso a insights e recomendações para otimizar o uso do recurso, reduzindo o consumo. Além disso, o sistema permite realizar um benchmarking de energia, detectando equipamentos ineficientes e possibilitando a adoção de melhorias de longo prazo no sistema. 

Automação de sistemas de climatização e Controle de ocupação

Da mesma forma, sensores espalhados pelo prédio permitem detectar níveis de temperatura, umidade e ocupação, tornando o sistema HVAC mais eficiente, maximizando a eficiência energética. Esses sensores também podem otimizar configurações de climatização (HVAC), detectando a qualidade do ar, CO₂, permitindo que o sistema seja automaticamente configurado para garantir o maior conforto aos ocupantes. 

Iluminação inteligente

As configurações de iluminação podem ser automatizadas com base em informações sobre a ocupação do ambiente ou horário do dia para garantir maior eficiência energética e conforto. Com isso, processos que antes eram realizados pessoalmente, passam a ser remotos. 

Manutenção preditiva

Sistemas de automação predial em edifícios inteligentes podem detectar possíveis problemas em equipamentos e sistemas, gerando alertas para que os gestores possam agir rapidamente antes que o problema impacte no funcionamento do prédio. Por exemplo, sensores podem detectar mudanças de temperatura e vibração, indicando que um equipamento pode apresentar problemas no futuro próximo. 

Monitoramento remoto

Em edifícios inteligentes, a IoT permite que os sistemas prediais sejam monitorados e controlados à distância, tornando a atualização e modificações de configurações mais simples e ágil. O monitoramento remoto também permite tempos de resposta mais rápidos, reduzindo a necessidade de manutenção local. 

Segurança

O sistema de automação predial facilita a implementação de uma solução de controle de acesso inteligente, permitindo que apenas pessoas autorizadas acessem partes específicas do prédio. A utilização de tecnologias avançadas de identificação, como reconhecimento facial, torna o registro e controle de movimentação de pessoal mais eficiente e torna a análise de informações sobre o acesso mais efetiva. Da mesma forma, sensores podem monitorar o ambiente para notificar situações anormais, como princípio de incêndio, vazamento de produtos químicos etc., tornando a evacuação do local mais rápida e bloqueando o acesso às áreas afetadas. 

A automação predial está em expansão contínua. Com a busca crescente por sistemas que permitam reduzir custos e melhorar o desempenho, funcionalidade e sustentabilidade dos edifícios, a tecnologia se mostra fundamental para projetos modernos e preocupados com o bem-estar dos ocupantes. 

Entretanto, desafios relacionados à segurança de dados, falta de profissionais especializados, integração de sistemas, escalabilidade e custos precisam ser avaliados antes da implementação de sensores e dispositivos por todo o prédio. 

Os edifícios do futuro serão mais inteligentes e a automação predial aliada à IoT têm papel essencial para torná-los mais seguros, confortáveis e sustentáveis, e a conectividade M2M fornecida pelo Superchip torna isso possível. Entre em contato e conheça nossas soluções para aplicações especiais. 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso