Serviços e aplicações M2M e IoT, normalmente, usam chips SIM habilitados localmente. No momento que o dispositivo deixa essa rede, um chip multioperadora pode ser extremamente útil para evitar a desconexão do dispositivo e, no caso de o dispositivo trafegar no exterior, os altos custos de roaming de dados. 

O uso de um chip multioperadora permite que, assim que o dispositivo se conecte a uma nova rede, ele realize a autenticação por meio do IMSI como chave para esta nova rede. Mas o que é um IMSI? 

O International Mobile Subscriber Identity (Identidade Internacional de Assinante Móvel) é o número usado para autenticar um SIM a uma rede de telefonia móvel. É uma ID padronizada pela International Telecommunication Union (ITU) e que traz uma lista de cobertura permitida para aquele SIM. Essa lista é limitada aos acordos realizados entre uma operadora de telefonia e seus parceiros ao redor do mundo. Ou seja, esse SIM só pode se conectar a essas operadoras. 

E isso traz alguns problemas, como falta de cobertura e falhas na rede. Um chip único está restrito geograficamente a uma operadora específica no país em que ele pertence, aos locais em que ela atua internamente e a uma rede restrita de operadoras no exterior.  

Por exemplo, no Brasil, um chip da Vivo acessa unicamente a rede da Vivo, o que pode significar perda de conexão em áreas em que a empresa não atua ou tem uma presença menor. 

Uma outra maneira de evitar quedas no sinal ou custos de roaming é investir em diversos SIMs individuais de várias operadoras. Por exemplo, é possível assinar um SIM diferente para cada região brasileira ou em cada país. Dessa forma a organização aproveita as redes de cada operadora  para evitar queda no sinal ou, no caso de outro país, para evitar usar o roaming oferecido pela sua operadora. 

Chip único ou chip multioperadora

Um chip multioperadora, ou multi-IMSI, simplesmente é um SIM que traz embutido outros IMSIs que permite o acesso a diversas operadoras, o que significa ter os melhores planos de dados e cobertura, já que ele simplesmente seleciona o que oferece melhor sinal naquela localidade. 

O Superchip, por exemplo, oferece no Brasil a possibilidade de escolher entre uma operadora, três, ou a contratação de multiconexão, que permite a troca de operadora quando a rede Algar/TIM não estiver disponível no local. 

Benefícios do chip multioperadora

Apesar de não ser possível enxergar nenhuma diferença entre o chip único e o chip multioperadora, há diversos benefícios: 

Melhor cobertura

Um único provedor de rede pode não atuar em todo o território nacional ou contar com acordos de roaming com operadoras de vários países. Com o chip multioperadora esse problema não existe, a troca de operadora é automática de acordo com a qualidade do sinal e no exterior possibilita usar uma operadora local no lugar de entrar em roaming. 

Melhores taxas e tarifas

O chip multioperadora permite que o usuário opte pela operadora que oferecer um plano de dados atraente e as melhores tarifas, o que é impossível com o chip único. Além disso, o chip multioperadora permite a contratação de um plano de dados mais vantajoso em outros países, evitando o uso de roaming e reduzindo os custos. 

Acesso global

O chip multioperadora permite a contratação de diversas operadoras de serviços móveis, o que garante acesso contínuo em qualquer lugar, sempre pela melhor taxa. Ou seja, um único chio pode contar com diversas operadoras, o que se mostra útil em projetos IoT que exijam que os dispositivos se movam constantemente, como rastreadores GPS. 

Transferência de dados

Em uma época em que a conectividade dita os rumos dos negócios, o chip multioperadora pode ser fundamental para manter o fluxo de dados ativo em uma operação, por exemplo, de rastreamento veicular. Reduzindo os riscos de perda de receita e até mesmo na confiança dos clientes. 

Gerenciamento simplificado

Ao contratar um chip multioperadora, como o oferecido pela Superchip, a empresa conta com cobertura total no Brasil e o gerenciamento do chip é centralizado em uma única plataforma, permitindo a aquisição, cancelamento e gerenciamento das linhas sem burocracia e sem depender do atendimento. 

O Superchip oferece chips ativados e prontos para usar, preço fixo, sem taxa de cancelamento, ativação ou cobrança de MB excedentes. Ou seja, ao contratar a multiconexão, não é necessário adivinhar qual operadora está em uso, não importando o local onde os dispositivos estiverem. 

Faturamento simplificado

Ao optar por um chip multioperadora, a empresa assina um único contrato com o provedor, que emite uma fatura com o valor fixo, não sendo necessário acessar diversas faturas de várias operadoras para realizar o pagamento, tornado o faturamento simplificado e seguro. 

Cuidados ao escolher o provedor de chip multioperadora

Se o projeto IoT exigir que o dispositivo se movimente por todo o Brasil e até mesmo pelo exterior, como um dispositivo voltado para rastreamento de veículos, o chip multioperadora se mostra extremamente útil, mas alguns cuidados ainda precisam ser tomados.. 

O primeiro passo é analisar os custos normais de cada operadora do mercado e compará-los aos cobrados pelo provedor de chip multioperadora, isso evita custos extras não conhecidos. 

Da mesma forma, um chip multioperadora pode apresentar possíveis lacunas de cobertura em determinadas áreas com base nas tecnologias disponíveis e até mesmo na rede da operadora, por exemplo, alguns chips multioperadora não suportam tecnologias como NB IoT ou LTE-M. Portanto, analisar a rede e as tecnologias suportadas é fundamental para evitar quedas de sinal e outras limitações no uso. 

Como escolher a melhor opção?

Para decidir qual a melhor opção para a empresa, é necessário analisar qual será o uso do chip e qual a necessidade de ter outras opções de operadoras disponíveis para que a conectividade seja garantida. 

Para uma aplicação IoT fixa ou que precisa unicamente de cobertura em locais específicos, o chip único se mostra a melhor opção, principalmente por permitir escolher a operadora que ofereça a melhor cobertura e os melhores planos de dados naquele local. Por outro lado, para operações de rastreamento de veículos ou gestão de frota, o chip multioperadora traz benefícios significativos para a operação. 

Se você está em dúvida sobre qual plano assinar, entre em contato com o Superchip e conheça nossas soluções e planos que atendem às suas necessidades. 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso