Com o crescimento dos projetos IoT, a necessidade de garantir a cobertura cresce na mesma proporção, exigindo que o SIM M2M garanta a melhor cobertura para os dispositivos, não importando o local de sua implementação. E é nesse ponto que o SIM M2M de roaming global entra em ação. 

Implantações globais de IoT exigem que a conectividade esteja preparada para atender a requisitos que a configuração tradicional das redes de telecomunicações locais não oferece, pois simplesmente, a conexão irá falhar no momento em que o dispositivo tiver que sair da rede doméstica e tentar se conectar a uma nova rede. E isso é ainda mais comum quando a rede visitada entende que o dispositivo está em “roaming permanente” e o desconecta ou simplesmente impede sua conexão. 

Limitações da conectividade tradicional

Como já comentado, os sistemas de telecomunicações tradicionais não foram projetados para suportar projetos IoT, afinal, as necessidades de usuários de dispositivos móveis são muitas diferentes das exigidas pela Internet das Coisas. 

Os planos tradicionais de roaming global contam com tarifas que muitas vezes simplesmente inviabilizam sua contratação por longos períodos. Além disso, um cartão SIM tradicional pode ficar fora de sua rede por um período determinado antes de se classificado como “permanentemente em roaming” o que pode levar a cobranças adicionais de taxas e até a desconexão do dispositivo da rede. 

Nesse caso, se o SIM não se conectar novamente à sua rede original, ele automaticamente perde a capacidade de se conectar a outra rede. Ou seja, o roaming tradicional é voltado para viagens dos usuários, não IoT – dispositivos que podem ser implementados globalmente permanentemente. Por exemplo, de acordo com a International Telecommunication Union (ITU), no Brasil, o roaming permanente é proibido para provedores internacionais. 

Claro, nem todos os projetos IoT exigem uma conectividade global, mas nos casos em que ela é necessária, é preciso buscar um fornecedor que ofereça o SIM M2M de roaming global. 

O que é um cartão SIM M2M de roaming global?

Os cartões SIM M2M de roaming global são criados especificamente para atender os requisitos de um projeto IoT global e podem ser utilizados em qualquer projeto, desde sistemas de segurança e industrial, até frotas que precisam ser monitoradas. Os chips SIM M2M fornecem conectividade constante ao migrar facilmente entre as redes, não importando o local onde o dispositivo IoT esteja. 

Quais os benefícios do cartão SIM M2M de roaming global?

O principal benefício do SIM M2M de roaming global é garantir conectividade ininterrupta globalmente, mas há outros benefícios que podem ser destacados. 

Eficiência de custos

O SIM M2M de roaming global é projetado para oferecer um controle aprimorado de dados e custos. Por exemplo, dependendo do provedor contratado, é possível pagar por transmissão de dados, no lugar da quantidade de dados transmitidos. Isso evita os custos  cobrados pelas operadoras para a transferência de dados e outras tarifas de roaming internacional. 

Segurança

Os SIM M2M trazem recursos de segurança mais robustos que os chips comuns, melhorando a proteção de dados. O Superchip fornece uma APN privado que pode ser acessado por meio de uma VPN, o que garante o uso de um túnel de transferência de dados mais seguro, reduzindo o risco de acesso não autorizado às informações. 

Funcionalidade

Os chips SIM M2M de roaming global são projetados para atender aos requisitos dos negócios. Isso significa maior robustez para suportar os mais diversos ambientes, condições climáticas e casos de uso, sejam industriais, agrícolas, logística ou até mesmo voltados para a saúde. 

Fácil gestão

A coleta de dados pode ser um processo simples, mas controlar os dispositivos conectados à rede IoT pode ser mais complexo. Com o SIM M2M, o Superchip oferece uma gestão simplificada dos chips contratados, o que torna o controle sobre os dispositivos espalhados por diversos locais mais fácil. 

Potencial de aplicação

Devido à robustez do chip SIM M2M, a conectividade é garantida em qualquer lugar, permitindo as mais diferentes aplicações, desde monitoramento remoto, automação de sistemas, robótica, manufatura, aplicações meteorológicas, rastreamento de veículos e logística, segurança eletrônica, gestão de frotas, telecomunicações entre várias outras aplicações. 

O eSIM

Outra maneira de garantir a conectividade em roaming global é implementar o eSIM nos dispositivos conectados. Como o eSIM permite adicionar diversos provedores em um único SIM, isso contribui para reduzir os desafios do roaming global. Por exemplo, a empresa atua em países em que o roaming permanente é restrito, como o Brasil. Com o e-SIM basta contratar um plano local que, automaticamente, a conexão será estabelecida, sem o risco de ser classificado como “permanentemente em roaming”. 

Além disso, é possível alternar entre diversas operadoras para evitar possíveis restrições relacionadas ao acesso, como problemas com o sinal ou para encontrar tarifas mais baratas. 

Se a organização precisa garantir a conectividade para coletar e transmitir dados de fontes externas, principalmente se os dispositivos forem implementados em outros países ou em dispositivos móveis, como caminhões, os SIM M2M de roaming global são a opção mais eficiente e barata para manter os dispositivos conectados ininterruptamente. 

Ou seja, manter os dispositivos conectados globalmente não precisa ser complicado, basta planejamento para escolher um provedor de conectividade global que atenda às necessidades dos negócios. 

Conectividade confiável em qualquer lugar

O Superchip está há mais de 20 anos tornando serviços IoT complexos e fragmentados em soluções simples e escaláveis a preços acessíveis e entregando tecnologia de última geração. Por meio de uma plataforma de Gestão M2M, o Superchip contribui para otimizar seus negócios, permitindo o gerenciamento de linhas de forma simples, rápida e fácil. Não dependa de atendimento humano para comprar, cancelar e gerenciar suas linhas. 

Soluções Superchip 

Segurança eletrônica

Plano para painéis de alarme que oferece automonitoramento (keep alive), com envio de dados com intervalo de 5 minutos ou mais por dia. Não é recomendado para imagens e vídeo. 

Gestão de frotas

Plano para telemetria e logística (velocidade, aceleração, freada, curva agressiva e impactos, tempo e localização de paradas). É configurado para envio de dados com intervalos de posições superior a 2 minutos. 

Rastreamento veicular

Ideal para iscas, seguradoras e associações, o plano para rastreadores básicos envia dados de posição em intervalos maiores que 2 minutos. 

O Superchip oferece um preço fixo pela assinatura, sem cobrar taxas de cancelamento, ativação ou MB excedentes, além disso, os chips chegam ativados e prontos para uso, sem nenhuma burocracia. Entre em contato e saiba mais. 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso