Utilizados para os mais diversos fins, os Chips M2M são necessários para boa parte dos projetos IoT e sem uma plataforma de gerenciamento de SIM Card M2M, monitorar toda essa rede pode se tornar uma tarefa inglória. E não importa se são SIMs tradicionais ou máquina a máquina, à medida que mais dispositivos são integrados, monitorar o funcionamento e até mesma a localização pode ser um desafio. 

Com os casos de uso da tecnologia M2M aumentando, as empresas precisam investir em uma plataforma de gerenciamento de SIM Card para realizarem uma gestão eficiente das linhas contratadas, reduzir custos e otimizar a operação. 

Se no passado, os dispositivos atuavam de maneira autônoma e precisavam ser programados separadamente. Como não precisavam ser atualizados ou necessitassem de monitoramento contínuo, eles faziam seu trabalho apenas da forma com que foram projetados. Com o tempo e a IoT se tornando mais popular, os dispositivos passaram a ter mais recursos, principalmente o de se comunicar com outras máquinas. 

Enquanto dispositivos mais antigos não precisavam ser monitorados e mantidos com frequência, atualmente, para manterem sua eficácia, esses dispositivos devem ser gerenciados, monitorados, atualizados e controlados regularmente, garantindo que estão operando com software e atualizações de segurança mais recentes. 

O Superchip fornece uma plataforma de gerenciamento de SIM Card para otimizar a conectividade dos negócios e gerenciar linhas de forma simples, fácil e rápida. Por ela, é possível comprar novas linhas, cancelar a gerenciar todas em um único local, sem precisar de atendimento. 

O que é um SIM Card M2M

O SIM Card M2M é um cartão SIM projetado especificamente para a comunicação máquina a máquina. Seu funcionamento é praticamente o mesmo de um SIM Card normal, aquele usado em smartphones, mas oferece maior durabilidade, chegando a durar até uma década mesmo sob condições adversas. 

Também conta com maior capacidade de armazenamento para suportar a quantidade de dados capturados ou recebidos, e permite escalabilidade global e capacidade de roaming, recursos fundamentais para dispositivos implementados em outros países, ou que se locomovam por todo o território brasileiro e exterior, mantendo sua conexão estável em qualquer local. 

Como usa, normalmente, pontos de acesso privados ou APNs, o resultado é que o tráfego de dados em conexões M2M é isolado do restante de tráfego da rede principal das operadoras de telefonia móvel, aumentando a segurança. Além disso, ao contrário dos SIM Cards tradicionais, as empresas contam com tarifas especiais para o SIM Card M2M, permitindo que o volume de dados não utilizado em um dispositivo, possa ser transferido para outro, resultando em um aproveitamento melhor dos recursos. 

Aplicações para o SIM Card M2M

Com o crescimento da Internet das Coisas, as aplicações para o SIM Card M2M são quase infinitas. Adequado para as mais diversas aplicações no comércio, indústria, setor de Utilities e Health Care, o SIM Card M2M tem na telemetria, localização de ativos fixos, smart grids, sensores e atuadores, data loggers, estações climáticas, automação predial, controle de acesso e controle de ponto, controle de tráfego, semáforos inteligentes alguns exemplos de casos de uso. Entretanto, os casos de uso mais conhecidos são as voltados para o rastreamento de veículos, gestão de frotas e segurança eletrônica. 

O que é uma plataforma de gerenciamento de SIM Card?

A plataforma de gerenciamento de SIM Card é um portal digital voltado para facilitar a gestão de todos os SIM Cards em poder da empresa. Pela plataforma é possível, além de rastrear o SIM, monitorar seu funcionamento, gerenciando o acesso aos dados coletados em tempo real, não importando o local onde o dispositivo estiver. Dessa forma, é possível controlar com maior eficiência os recursos utilizados. 

Quais os recursos da plataforma de gerenciamento de SIM Card?

A plataforma permite a visualização de todas as linhas adquiridas, de forma unitária ou global, listando por ordem de operadora. A plataforma permite criar uma descrição para cada SIM Card para tornar sua identificação mais simples, como colocar o número da linha, projeto envolvido, localização etc. 

Também é possível identificar se a linha está ou não ativada, a data de ativação, se ela continua no período de carência, qual o plano contratado, franquia de dados, consumo (os planos do Superchip não cobram pelos dados excedentes), gerar relatórios – por exemplo, listando as linhas de cada operadora, se alguma está sem conexão entre outros —, além de poder visualizar a fatura detalhada. 

O que buscar em uma plataforma de gerenciamento de SIM Card?

Para realizar processos de monitoramento, manutenção e atualização de dispositivos, uma plataforma de gerenciamento de SIM Carde precisa ter: 

Atualizações OTA

Atualizações over-the-air (OTA) são responsáveis por manter os dispositivos IoT sempre atualizados, com o software, correções de bugs e atualizações de segurança mais recentes. 

Controle de acesso remoto

Um dos fatores mais importantes da plataforma de gerenciamento de SIM Card é poder acessar os dispositivos remotamente, não importando se a implantação é local ou no exterior. 

Monitoramento remoto

Da mesma forma, é crucial que os dispositivos possam ser monitorados remotamente para garantir seu pleno funcionamento — como parâmetros de hardware, leitura de sensores e amostras de dados —, para facilitar a identificação de problemas e correções de configuração e erros. 

Quem pode se beneficiar da plataforma?

A resposta é simples: todas as empresas que dependam de dispositivos conectados a um SIM Card. Empresas de logística, transporte, segurança eletrônica, seguradoras. Ou seja, se a empresa tem um projeto IoT, contar com uma plataforma de gerenciamento de SIM Card é extremamente útil para controlar suas linhas. 

Desafios da plataforma de gerenciamento de SIM Card?

Basicamente, o maior desafio é escolher o provedor que melhor atenda às necessidades da empresa. Algumas empresas podem limitar as funções dos dispositivos, outras cobram pela quantidade de dados ou oferecem valores de tarifas pouco competitivas. 

O Superchip, por outro lado, tem um preço fixo por linha, não cobra taxas para cancelamento, ativação ou, como citado acima, dados excedentes, além de não exigir fidelidade, tornando o processo de contratação e cancelamento mais fácil e sem burocracia. 

Além disso, os chips estão prontos para usar, já chegam ativados, e ainda oferecem a possibilidade de escolher uma operadora específica, as três ou a opção multioperadora — quando as redes TIM ou Algar estiverem inoperantes, automaticamente o SIM card opta por outra operadora com sinal mais forte no local. Entre em contato e conheça nossos planos. 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso