Com o crescimento da adoção de dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT), a tecnologia 5G se mostra ideal para atender as necessidades das empresas que buscam por uma rede mais rápida, estável e de melhor qualidade para suportar a demanda de sua infraestrutura. 

A quinta geração de rede celular fornece maior velocidade de dados, baixa latência, oferece uma confiabilidade excelente e suporta um número de dispositivos muito maior que a geração atual, a 4G, além de entregar uma experiência mais consistente. Isso vem de encontro com as necessidades dos projetos IoT, que conectam dispositivos via internet ou outras redes de comunicação. 

Mas qual o impacto do 5G para a IoT?

Ao oferecer uma conexão mais rápida, alcançando até 1GB por segundo — a tecnologia promete conexões de até 15GB —, o resultado é que os dispositivos conectados podem ser monitorados e realizar as mais diversas tarefas em tempo real. Com a baixíssima latência, tarefas delicadas, como uma cirurgia, podem ser realizadas com eficiência e segurança. Como conta com uma largura de banda mais alta, o 5G permite que um número maior de dispositivos seja conectado sem perda de qualidade. 

Entretanto, apesar do impacto que a tecnologia promete, existem diversos desafios que os provedores precisa entender para implementar uma rede IoT eficaz. Como o 5G trabalha via ondas curtas, ele precisa de torres mais próximas, o que significa um número maior de torres de celular para garantir a qualidade da rede 5G. 

O 5G, também, conta com diversos componentes virtuais, aumentando os riscos para a segurança cibernética que, aliado ao maior número de usuários conectados, exigirá das empresas a adoção de uma estratégia de segurança mais robusta para evitar vulnerabilidade. 

Por fim, o custo de implementação é maior quando comparado à rede 4G. Como precisa de mais equipamentos que devem suportar uma operação de banda de alta frequência, um número maior de usuários conectados, e o uso maciço de dados, o preço para implementar a rede pode se tornar alto. Entretanto, se houver compartilhamento do uso de hardware entre as operadoras, é possível tornar o custo em um patamar mais viável. 

Além disso, ainda são poucos os casos de uso de projetos IoT que precisam de recursos 5G, pois, pelo menos no momento, a rede 4G atende bem às necessidades das empresas. 

Aplicações IoT baseadas no 5G

Mas isso está para mudar, o 5G permite um número quase infinito de aplicações do uso da tecnologia. 

As pessoas poderão usar seus dispositivos conectados à rede 5G para que seu veículo estacione de forma autônoma. Agricultores podem usar a IoT para monitorar em tempo real colheitas e criação de animais, além de controlar equipamentos à distância. Médicos podem realizar cirurgias complexas remotamente ajudados pela baixa latência da rede. Recursos públicos serão mais facilmente monitorados e utilizados com maior eficiência. 

Cidades inteligentes

Como suportam um grande número de dispositivos conectados, as aplicações de cidades inteligentes, como gerenciamento de tráfego, monitoramento ambiental e segurança pública, podem ser beneficiados pelo 5G, permitindo que a infraestrutura tecnológica das cidades se comunique em tempo real e tornando o uso de recursos mais eficiente. 

Automação industrial

Baixa latência e alta confiabilidade tornam o 5G ideal para a automação industrial, transformando o chão de fábrica e automatizando as mais diferentes tarefas. O 5G também irá permitir que os sistemas industriais sejam monitorados e controlados em tempo real, aumentando a eficiência e segurança das máquinas. 

Veículos autônomos

A alta velocidade de conexão facilita a comunicação de dispositivos em tempo real, garantindo o tráfego de dados necessário para que o uso de veículos autônomos, como automóveis e drones, cresça nas cidades. Essa comunicação mais eficiente torna o transporte mais seguro e eficiente. 

Saúde

A baixa latência e maior velocidade das redes 5G suportam as mais diferentes aplicações voltadas para o setor de saúde. Monitoramento remoto de pacientes, telemedicina e cirurgias conduzidas por robôs à distância, são apenas alguns exemplos de cuidados de saúde mais eficientes graças à tecnologia. 

Agricultura

Assim como em outras áreas, na agricultura, as redes 5G suportam aplicações que exigem maior precisão dos dados capturados, como monitoramento do solo, sistemas de irrigação ou rastreamento de criação, tornando as práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes. O desafio aqui é contar com a tecnologia longe dos grandes centros. Hoje, nem mesmo as redes 4G alcançam a zona rural. 

Benefícios do 5G para a IoT

Ao permitir a conexão de um número maior de dispositivos, o 5G permite que as empresas desenvolvam novos produtos, serviços e processos de negócios. Além dos casos de uso já citados, a adoção da tecnologia também irá beneficiar a sociedade como um todo, por exemplo, novos produtos virão de encontro às reais necessidades das pessoas, reduzindo o desperdício de recursos e permitindo uma sociedade mais sustentável. 

Outro ponto importante. Apesar da tecnologia atual atender as demandas de IoT, ela foi originalmente desenvolvida para a comunicação pessoal e serviços de banda larga móvel. O 5G, por outro lado, aprimora os serviços de banda larga, torna a comunicação entre máquinas mais confiável e rápida, contribui para reduzir o consumo de energia dos dispositivos e promete transformar a conectividade ao substituir redes baseadas em 2G e 3G por uma rede mais moderna e confiável. 

Com isso, a implantação em massa de dispositivos IoT mais eficientes e simples podem se tornar críticos para incentivar a adoção da tecnologia, principalmente em casos de uso que dependam de dados, estabilidade e rendimento. Assim, a tecnologia abre as portas para novas oportunidades de negócios que dependam de uma comunicação contínua, alta velocidade ou precisam realizar a análise de dados rapidamente para tomar as melhores decisões de negócios e desenvolver tecnologias complementares, como a edge computing. 

O futuro da tecnologia

Como foi desenhado para coexistir com a tecnologia 4G, acredita-se que o 5G opere plenamente pelos próximos 20 a 30 anos, o que significa uma segurança para as empresas que podem investir em dispositivos mais eficientes sem o risco de se tornarem obsoletos no curto prazo. Atualmente, no Brasil, o 5G está presente em todas as capitais e grandes cidades, mas recentemente a Anatel liberou sua implementação para cidades menores. Isso significa que, se as operadoras desejarem, a tecnologia estará disponível mais rapidamente do que o cronograma original indicava. 

Mas nada disso seria possível sem a adoção de soluções de conectividade M2M para conectar e gerenciar os mais diversos dispositivos. Entre em contato e conheça as soluções do Superchip e garante uma conectividade confiável onde você estiver. 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso