A tecnologia 5G, no Brasil, já está presente em todas as capitais e começa a ser implementada em cidades com mais de 300 mil habitantes. Por entregar até 20 Gbps de velocidade, enquanto o 4G entrega cerca de 1 Gbps, o 5G promete revolucionar a conectividade, melhorando o desempenho de aplicativos, experiências digitais e projetos IoT. De acordo com a GSMA, até 2025, cerca de 40% da população mundial contará com cobertura 5G. 

Embora o 4G tenha acelerado o uso de aplicativos, streaming e facilitado a implementação de redes sem fio, a tecnologia 5G, ou quinta geração da tecnologia celular, traz um salto significativo entre gerações ao entregar maior velocidade, baixíssima latência, maior largura de banda e confiabilidade, transformando a conectividade de alto desempenho e permitindo que milhares de dispositivos sejam conectados à rede. 

Se as gerações anteriores, 3G e 4G, focavam na conectividade, a tecnologia 5G pretende oferecer “experiências conectadas da nuvem para os clientes”, segundo a Cisco, entregando recursos de mobilidade que permitem que os dispositivos fiquem conectados ininterruptamente sem que precisem realizar uma nova autenticação na rede. 

Recursos da tecnologia 5G

A tecnologia 5G promete entregar uma conectividade com o mais alto desempenho e para um número maior de dispositivos. Isso exige que a conexão entre aplicativos seja extremamente confiável ao mesmo tempo em que a taxa de latência seja a menor possível, e isso promete revolucionar a forma com que máquinas se comunicam entre si. 

Apesar da tecnologia disponível nos últimos anos atenderem aos mais diferentes projetos IoT, a chegada do 5G promete tornar os casos já em uso, como cidades inteligentes, rastreamento de veículos, gestão de frotas e serviços de segurança eletrônica, entre muitos outros, mais eficazes e eficientes. Como? 

Baixa latência

A tecnologia 5G promete uma latência entre 1e 4 milissegundos – comparativamente, o 4G chega a 80 milissegundos e o 4,5G, 20 milissegundos. Assim, projetos que exijam latência baixíssima, como a análise em tempo real de dados, podem ser implementados com segurança, inclusive com a adoção de sistemas que suportem IA. 

Capacidade e velocidade

A adoção do 5G, que conta com um espectro de frequência com capacidade até mil vezes maior que o 4G, permite a conexão de milhares de dispositivos ao mesmo tempo, entregando uma velocidade de transmissão, teoricamente, de até 20 Gbps, o que deve otimizar a implementação de serviços e recursos na nuvem. 

Confiabilidade

Talvez o recurso mais importante da tecnologia 5G é tornar a conexão confiável e estável, o que a torna fundamental para projetos IoT que não dependam unicamente da velocidade de transmissão de dados. Como a tecnologia conta com uma largura de banda maior e mais pontos de conexão, há menos estresse na rede, o que a torna mais confiável e com custos mais baixos que as redes 4G. 

Como funciona o 5G

A tecnologia 5G deve introduzir diversas mudanças na arquitetura de rede ao cobrir espectros não utilizados pelo 4G. As antenas utilizadas pelo 5G puro trazem incorporada a tecnologia MIMO massivo (entrada múltipla, saída múltipla) que permite que milhares de dispositivos compartilhem dados ao mesmo tempo. Além disso, a tecnologia foi projetada para suportar uma rede convergente e heterogênea, combinando tecnologias sem fio para aumentar a largura de banda disponível. 

Por ser definida por software, avanços em virtualização, novas tecnologias em nuvem e a automação de processos permitem que a tecnologia 5G conecte usuários e máquinas em qualquer lugar, além de aprimorar a experiência digital ao implementar funcionalidades de inteligência artificial e aprendizado de máquina para realizar análises em tempo real, o que é extremamente útil para a gestão de tráfego e carros autônomos. 

Atualmente, a tecnologia 5G implementada nas cidades brasileiras se baseia na infraestrutura de rede 4G LTE já existente, mas que já oferece velocidades maiores. Entretanto, o 5G puro, que promete até 20 Gbps de velocidade e baixíssima latência, ainda está sendo implementado. 

Desafios da tecnologia 5G

A tecnologia 5G está se expandido de maneira lenta por todo o planeta, por isso, sua cobertura ainda é limitada e disponível apenas em algumas localidades. Isso se deve ao custo envolvido para implementar antenas e, pelo menos nesse começo, apenas as zonas urbanas serão realmente beneficiadas pela tecnologia. 

Outro desafio para a tecnologia 5G é vencer os riscos de segurança cibernética que, com o aumento do número de dispositivos conectados, devem crescer na mesma proporção, exigindo das organizações a implementação de sistemas de segurança mais robustos para tornar a conexão segura. 

Da mesma forma, apesar de oferecer velocidades mais altas que o 4G, o alcance do sinal é menor, sendo mais facilmente bloqueado por edifícios e até mesmo árvores, o que exige a instalação de um número maior de antenas para não prejudicar o sinal. 

Casos de uso

Além do uso em smartphones e outros dispositivos móveis, a tecnologia 5G pode alavancar os mais diversos projetos que necessitem de velocidade e conexão contínua, alta largura de banda e baixa latência. 

Mobilidade

A tecnologia 5G, por permitir o compartilhamento rápido e fácil de informações, deve transformar as estratégias de mobilidade das cidades, monitorando condições de tráfego e vias em tempo real. 

Redes inteligentes

O 5G torna o gerenciamento de redes mais inteligente, detectando falhas e gerando alertas para que as empresas possam atuar rapidamente para evitar problemas e tornar o fornecimento de energia mais eficiente. 

Sistemas de segurança

A adoção da tecnologia 5G torna os sistemas de segurança mais eficientes. Configurações podem ser realizadas à distância, reduzindo custos e melhorando o desempenho. 

Saúde

O 5G torna o monitoramento do paciente mais eficiente, capturando dados em tempo real e os enviando para análise, o que permite que médicos tenham acesso às informações de saúde do paciente facilmente e possam agir de maneira proativa. 

Logística

Monitorar cargas e rastrear produtos e veículos em tempo real por toda a cadeia logística. A tecnologia 5G melhora a visibilidade e transparência do monitoramento, otimizando prazos de entrega e reduzindo a perda de produtos. 

A crescente dependência por conectividade exige das empresas uma atenção maior à forma com que a tecnologia pode ser utilizada para tornar os produtos e serviços mais eficientes. O Superchip oferece para as organizações soluções para conectar e gerenciar dispositivos para otimizar a segurança eletrônica, gestão de frota e rastreamento veicular. Entre em contato e saiba mais. 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso