Espera-se que o 5G cause grande impacto na conectividade e permita que uma nova geração de tecnologias sem fio seja implementada rapidamente para abrir caminho para uma transferência de dados super-rápida e com baixíssima latência, de forma a definir o futuro dos transportes, indústrias e o local de trabalho. 

Desde que a primeira chamada por telefone celular foi realizada, isso lá pelo ano de 1973, a indústria de mobilidade avançou de maneira sem precedentes, até que, em janeiro de 2018, a Coreia do Sul implementou a primeira rede 5G do mundo. Esse pontapé inicial está mudando o mundo e transformando a forma com que pessoas, máquinas e negócios se comunicam e trocam informações. 

E, é impossível fugir disso, o sucesso comercial das redes de conectividade 5G está totalmente conectado ao seu desempenho. Ou seja, a capacidade de permitir que diversos dispositivos se comuniquem rapidamente, afinal, a velocidade prometida pelas redes 5G no Brasil deve alcançar 1 Gbps por segundo, muito mais que os 100 Mbps do 4G. 

Entendendo a conectividade 5G

A conectividade 5G é a nova geração das redes móveis e está substituindo o 4G no país, por enquanto nas capitais e grandes cidades. Estudos mostram que o impacto da nova tecnologia móvel será significativamente maior que o impacto causado pelas gerações anteriores. 

Essas redes sem fio são formadas por cell sites que enviam informações por meio de sinais de rádio, com a tecnologia 4G LTE servindo de base para o 5G. A diferença é que o 4G requer torres de alta potência para atender a distâncias maiores, enquanto a nova rede é baseada em um maior número de pequenas antenas que podem ser implementadas até mesmo em postes de luz. 

Essas pequenas antenas são necessárias para atender o espectro de onda utilizado pelo 5G, que varia entre 30 e 300 gigahertz e permite que a tecnologia alcance velocidades mais altas e menor latência. 

Como o 5G irá transformar a conectividade

Em relação a dispositivos domésticos inteligentes, a conectividade 5G contribui para reduzir o delay e melhorar a velocidade de conexão entre os dispositivos conectados. Mas como ficam os dispositivos industriais? Dispositivos IoT também, obviamente, serão beneficiados com velocidades muito maiores e a baixa latência, tornando as aplicações mais seguras e confiáveis. Como? 

Confiabilidade de rede

Os benefícios das redes 5G vão além da maior velocidade, elas tornam a conectividade mais estável e confiável. E isso é fundamental para a IoT, mas também para qualquer dispositivo inteligente, como fechaduras, câmeras e sistemas de monitoramento em tempo real. Além disso, o 5G permite que um número maior de dispositivos esteja conectado sem que a qualidade do sinal seja prejudicada. 

Consumo de energia

Muita gente não sabe, mas as redes 5G também são capazes de reduzir o consumo de energia dos dispositivos, aumentando a durabilidade de baterias e prolongando sua vida útil. No caso de dispositivos IoT, acredita-se que o uso do 5G contribua para que durem até 10 anos. 

Largura de banda aprimorada

A conectividade 5G também diz respeito a um aumento da largura de banda, tornando mais fácil processar volumes de dados gigantescos rapidamente, não importando onde a fonte estiver – claro, desde que a rede 5G chegue até lá. 

Implementar outras tecnologias

O crescimento do 5G também está ligado à disseminação de novas tecnologias, como o próprio IoT e o Edge Computing, tornando mais fácil que as informações sejam processadas no mesmo local onde foram capturadas e, se necessário, sejam enviadas para servidores centrais. Como o 5G também permite conectar diversos dispositivos em uma mesma rede, projetos IoT serão beneficiados. 

Novos negócios

Exatamente por permitir uma conectividade mais rápida e com menor latência, novos negócios inovadores, principalmente nas áreas de entretenimento, turismo, saúde, educação, segurança e cidades inteligentes, devem surgir nos próximos anos. 

Maior mobilidade

O 5G deve facilitar a mobilidade das pessoas ao coletar informações em tempo real sobre fluxo de tráfego, condições das vias, informações meteorológicas e outras informações relevantes em tempo real, reduzindo o tempo de viagem e tornando-a mais segura. 

Métodos de ensino

Da mesma forma, a maior conectividade trará novas formas de ensino, usando a tecnologia como uma forte aliada. 

Segurança

Com uma conectividade facilitada, diversos dispositivos conectados e milhares de informações circulando pelas diversas redes, o 5G pode se tornar um pesadelo em relação à segurança cibernética. Isso exige a adoção de novas abordagens de cibersegurança, como o Zero Trust e EDR. Por outro lado, a tecnologia torna o monitoramento dos dispositivos mais fácil, identificando riscos em tempo real. 

Qual o impacto da conectividade 5G nos data centers?

Com o aumento da conectividade entre dispositivos, pessoas e serviços, está claro que os provedores de data center precisarão se adaptar rapidamente para atender a demanda que está por vir. Planejar e atualizar a infraestrutura, desenvolver novas arquiteturas e incorporar a automação para gerenciar a rede estão entre as mudanças necessárias para atender às necessidades dos clientes. 

Exatamente por melhorar a conectividade e, consequentemente, facilitar o compartilhamento de dados, os data centers precisam estar preparados para não ficarem sobrecarregados com a crescente demanda por armazenamento, capacidade de computação. 

Está claro que a atual infraestrutura, apesar de suportar o aumento de uso atualmente, no futuro precisará se preparar para suportar a demanda. De acordo com a Cisco, o 5G deve suportar, até 2023, mais de 10% das conexões móveis no mundo, mas esse é um número que só tende a crescer. 

Isso irá exigir dos provedores que agilizem o processo de atualização de hardware de rede, como switches e roteadores, por outros equipamentos compatíveis com o 5G. Para isso, uma análise de como a conectividade 5G impacta na infraestrutura atual pode garantir um melhor entendimento sobre como lidar com o aumento da demanda e sobre como novos padrões de comunicação, como o Open RAN, devem impactar no data center do futuro, e isso inclui investir em treinamento e novas certificações para se manter relevante nesse cenário. 

Na verdade, o 5G deve impactar em todos os setores de alguma forma, revolucionando a forma com que as empresas se relacionam entre elas e com seus clientes. Portanto, cabe a cada empresa entender como usar a tecnologia para agilizar a captura e análise de dados para tornar seus processos mais eficientes e impactar positivamente nos negócios. 

Entre em contato e saiba como o Superchip pode otimizar sua conectividade M2M, não importando onde você estiver. Seja para rastrear mercadorias e veículos, aumentar a segurança ou tornar sua gestão de frotas mais eficiente, nós temos o chip ideal para você. 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso