A localização e monitoramento de ativos físicos diz respeito ao gerenciamento dos ativos de uma organização, como controle de estoques, máquinas e equipamentos e veículos. Com isso, é possível rastrear as condições de cada um desses ativos em tempo real, não importando o local onde eles estiverem. 

O monitoramento de ativos físicos é a prática de conhecer todos esses ativos e rastreá-los quando necessário. Para isso, é necessário implementar dispositivos conectados a um sistema de rastreamento GPS que enviam dados em tempo real sobre o ativo em destaque. Ou seja, a IoT é peça fundamental para esse monitoramento e permite capturar dados de proximidade, temperatura, umidade, pressão, estresse e desempenho de ativos, claro, de acordo com os requisitos de cada projeto. 

Como funciona o monitoramento de ativos físicos?

O monitoramento de ativos físicos está totalmente conectado ao uso de software e hardware para registrar informações sobre eles, ajudando as empresas a monitorar e localizar qualquer ativo que possuam. Isso só é possível graças ao uso de chips M2M conectados a cada dispositivos, o que também permite rastrear se os ativos estão em movimento e determinar o exato local em que estão armazenados. 

Nos últimos anos, a Io expandiu os recursos de monitoramento de ativos, adicionando uma maior sofisticação tecnológica ao processo. Por meio de sensores, é possível monitorar a eficiência do uso desses ativos, coletar dados para gerar insights sobre o uso de equipamentos, reduzir risco de roubo de equipamentos e até entender como cada funcionário trata os ativos da empresa. 

Além de dispositivos com GPS, outras tecnologias também são extremamente úteis para o monitoramento de ativos físicos por meio da IoT: 

Identificação por radiofrequência (RFID)

Tags RFID enviam um sinal sempre que se aproximam de leitores, se tornando uma opção barata para o monitoramento e localização de ativos. Esses leitores enviam dados para um hub central, via wi-fi ou chip M2M, que permite acessar as informações completas referentes ao ativo, entretanto, o sistema se torna ineficaz se o ativo não estiver ao alcance dos leitores RFID. 

Bluetooth de baixa energia (BLE)

Assim como o RFID, as tags BLE também permitem o monitoramento de ativos físicos dentro da área de alcance do sensor. As informações também são enviadas via rede wi-fi ou de celular para um hub centralizado. 

LPWAN

Esses dispositivos contam com uma bateria de longa duração e conectividade com maior alcance em comparação com dispositivos BLE ou RFID. Apensar de mais caros, são úteis para empresas com uma grande infraestrutura física. As tags LPWAN precisam de um dispositivo conectado a um chip M2M para rastrear o movimento de ativos. 

Near Field Communication (NFC)

Dispositivos NFC contam com um chip integrado que é ativado sempre que estiver a menos de 20 centímetros de outro dispositivo NFC. Funcionam como as tags RFID, mas consomem menos energia e tornam a comunicação de dados mais rápida quando conectados a um dispositivo com chip M2M. 

Porque o monitoramento de ativos físicos é importante

Garantir visibilidade em tempo real sobre a localização e condições de uso dos ativos da empresa torna o gerenciamento desses ativos mais eficiente. Por meio de uma rede de dispositivos conectados, a empresa tem acesso a um fluxo contínuo de dados que serve para identificar possíveis problemas, garantir a segurança dos ativos e evitar que sejam danificados ou estragados quando em movimento. 

Além disso, o monitoramento de ativos físicos contribui para que as empresas atendam a padrões de nível de serviço, detectem lacunas em processos operacionais, torne seus processos logísticos mais eficientes e, por meio da conectividade com a nuvem, automatize processos. 

Casos de uso de monitoramento de ativos físicos

O monitoramento de ativos físicos com a IoT torna o rastreamento de ativos mais confiável durante todo seu ciclo de vida e nas mais diferentes situações. 

Refrigeração

Sensores permitem o monitoramento de condições internas e externas de sistemas de refrigeração, como temperatura, umidade, uso de energia entre outros. Ao analisar esses dados, as empresas conseguem avaliar as condições dos ativos em tempo real e realizar ajustes quando necessário, por exemplo, detectando possíveis problemas que possam impactar na qualidade dos produtos armazenados. 

Chão de fábrica

A IoT permite acompanhar o desempenho de ativos voltados para a produção, assim como sua condição de uso em tempo real, permitindo que a equipe de manutenção monitore seu desempenho e possa agir proativamente no caso de uma falha ser detectada. 

Sistemas de climatização

Dispositivos conectados permitem que a temperatura e umidade em sistemas de climatização sejam controlados à distância, permitindo analisar o desempenho dos equipamentos e consumo de energia. 

Inventário

O monitoramento de ativos fornece informações detalhadas sobre estoque por toda a cadeia de suprimentos. Varejistas podem rastrear seus estoques desde os centros de logística até as lojas, reduzindo falhas durante o transporte e garantindo uma visão precisa da disponibilidade dos produtos. 

Segurança

O monitoramento de ativos físicos reduz a incidência de roubos e garante que os equipamentos sejam usados corretamente e recebam manutenção regular.  

Benefícios do monitoramento de ativos

O monitoramento de ativos físicos ajuda as empresas a ter informações sobre todos os ativos em seu poder e a localização de cada um deles, além de coletar informações sobre o uso e desempenho de máquinas e equipamentos. Isso contribui para tornar processos mais eficientes e reduzir custos. 

Um sistema IoT permite a captura e armazenagem de dados automaticamente, reduzindo erros e economizando recursos, que podem ser alocados para tarefas mais importantes para os negócios. Outro benefício é usar essas informações para gerar insights úteis para os negócios, como notificações sobre anormalidades, como temperatura acima da média, indicando que uma ação precisa ser tomada. 

O Superchip Aplicações Especiais é adequado para as mais diferentes aplicações no varejo, indústria, saúde e utilities. Para isso, oferece planos a preço fíxo, sem taxas de cancelamento, ativação ou dados excedentes e sem fidelidade. Sem burocracia, o Superchip é fácil de contratar e cancelar e já vem ativado, pronto para usar. Além disso, permite que a empresa trabalhe com sua operadora preferida, com três ou pelo sistema multioperadora que, no caso das redes TIM e Algar estiverem indisponíveis, se conecta com a que oferecer a melhor qualidade de sinal. 

Entre em contato e fale com nossos especialistas. Conheça o Superchip. 

 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso