Quando você pensa na tecnologia da Internet das Coisas, o varejo certamente não é a primeira coisa que vem à mente. Porém, a IoT no setor de varejo já desempenha um papel significativo na modernização da cadeia de suprimentos, além de ter potencial amplo no espaço de varejo.
A IoT no setor de varejo pode trazer diversos benefícios para os consumidores e varejistas. A conectividade pode ser feita por chips de rastreamento de inventário, balcões infravermelhos tradicionais de fluxo de loja, sistemas de rastreamento celular, sinalização digital, gestão de estoque, entre outros. As principais aplicações de IoT para varejistas incluem a cadeia de suprimentos, o consumir conectado e as aplicações da loja inteligente.
Neste artigo, mostraremos a você as 7 principais áreas onde há aplicações da IoT no setor de varejo. Acompanhe.
1 – Gestão de estoque inteligente
Quem já trabalhou no varejo reconhecerá o seguinte cenário: você tem um cliente procurando o produto X. Ele está em sua loja porque realizou uma verificação de estoque on-line ou ligou com antecedência e foi informado de que o computador diz que você tem estoque. Mas quando eles chegam lá, o produto X está longe de ser encontrado.
A IoT no setor de varejo pode ajudar a evitar isso. Capaz de avaliar a altura e o peso dos paletes e extrapolar o conteúdo a partir disso, os sensores podem acionar alertas quando o estoque está caindo. Eles podem fornecer avisos caso os produtos sejam armazenados incorretamente. E se as mercadorias forem retiradas do armazém sem a devida autorização.
Forneça detalhes exatos das localizações dos produtos. E eles podem monitorar e corrigir as condições de armazenamento – tanto em trânsito quanto no local, com o uso de M2M SIM para garantir conectividade constante – ajudando a evitar desperdícios e imprevistos desnecessários.
2 – Manutenção preditiva de equipamentos
Essa estratégia é muito usada para gerenciar energia, prever a falha no equipamento ou detectar outros possíveis problemas. Para exemplificar melhor, podemos pensar no exemplo dos supermercados, que possuem muitos equipamentos complexos e a maioria das pessoas conhece como unidades de refrigeração.
Quando essas unidades são instrumentadas com sensores IoT, é possível antecipar a resolução de problemas de manutenção que afetariam o consumo de energia ou a refrigeração dos alimentos, podendo resultar em perdas de mercadorias. Dessa forma, a IoT no setor de varejo pode ser eficiente na manutenção preditiva de equipamentos importantes.
3 – Consumidores conectados
É fato que o consumidor está cada vez mais conectado, e essa mudança de hábito impactou muitos setores, mas principalmente o varejo que precisou se reinventar durante a crise sanitária dos últimos anos.
Os varejistas entenderam que hoje, os clientes podem verificar os preços nas lojas e os níveis de estoque locais em seus dispositivos móveis. Além de conseguir também comparar preços e qualidade em várias lojas, esse é um dos diversos benefícios da IoT no setor de varejo.
No passado, era comum enviar promoções de massa aos clientes com a expectativa de que alguma porcentagem aceitável pudesse estar interessada nessa promoção. Hoje, porém, é possível ir além, entendendo o contexto (o tempo e o local do cliente) para identificar quando estamos certos de que ele precisa de ajuda ou de um incentivo para comprar, podendo responder a essa demanda de forma proativa.
4 – Transporte inteligente
Mover mercadorias de forma mais eficiente é um dos objetivos das aplicações de transporte inteligente que a IoT no setor de varejo pode fornecer. Nesse sentido, a Internet das Coisas pode entrar em jogo com a manutenção do transporte, rastreamento e otimização de rotas.
Muitos varejistas nos últimos anos utilizaram o GPS para rastrear caminhões e outros veículos. Com as aplicações da IoT no varejo, porém, os varejistas serão capazes de perceber um grau de precisão muito maior do que quão perto um palete de mercadorias está de uma determinada loja, por exemplo.
5 – Melhoria da experiência do cliente
A experiência do cliente tornou-se o foco principal de todos os varejistas. A tecnologia IoT no setor de varejo tem a capacidade de construir uma experiência do cliente significativamente de várias maneiras diferentes, como:
- Acompanhar os hábitos do consumidor, para que você tenha o poder de atender as necessidades do seu cliente;
- Clientes que compram na loja online ou presencial têm a capacidade de fornecer feedbacks instantâneos sobre a experiência, abrindo espaço para sugerir pontos de melhoria;
- Resolução de conflitos por meio da aplicação de automação inteligente. A IoT permite que os problemas sejam resolvidos instantaneamente, 24 horas por dia, muitas vezes sem a entrada de um funcionário humano.
6 – Automação de armazéns
Quando se trata de otimização de espaço em armazém para a demanda, é praticamente impossível não falar sobre automação e robótica de armazéns, impulsionada pela demanda de compras online e na loja. A novidade é que a IoT no setor de varejo nos permite monitorar as oportunidades de vendas em tempo real e rastrear as vendas perdidas na loja.
É importante lembrar que a RFID (Identificação por radiofrequência) é uma parte bem testada da IoT que pode ser usada para gerir e otimizar estoques de forma mais eficiente. Atualmente, um armazém pode ser organizado por corredores e prateleiras com base em um esquema fixo, permitindo que os paletes automáticos se auto-organizam com base na demanda em tempo real.
7 – Lojas inteligentes
Em uma loja inteligente, ou seja, que utiliza tecnologia IoT no setor de varejo, seu tráfego pode ser analisado pelos varejistas de modo que entendamos todo o fluxo de compras. No passado, tínhamos que executar projetos de pesquisa caros para entender se os parceiros da loja estavam respondendo às necessidades de atendimento ao cliente para, então, desenvolver elaborados programas de treinamento de pessoal.
Agora, dentro das lojas inteligentes, poderemos usar o monitoramento de tráfego de vídeo ou Wi-Fi para ver se os clientes se estendem sobre uma área de produtos. Então, em tempo real, direcionamos um colaborador para ajudar esse cliente ou analisar essa informação mais tarde para ajustar layouts de loja para visitas de clientes mais eficientes.
Além disso, ao monitorar o tráfego da loja e a demanda do cliente em tempo real, podemos personalizar a experiência de compra atual na loja, o que garante a oportunidade de implementar um rico marketing digital dentro da loja ou anunciar eventos aos clientes através de seus dispositivos móveis.
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