O SIM, aquele cartãozinho de plástico que conecta um dispositivo móvel a uma operadora, pode estar com os dias contados. O e-SIM está se tornando cada vez mais comum em dispositivos móveis e IoT e promete se tornar uma nova forma de oferecer conectividade móvel.
Basicamente, o e-SIM é um cartão SIM integrado à placa do dispositivo, permitindo conexão com diversas redes móveis sem a necessidade de trocar o cartão sempre que mudar de operadora. Ele é um chip que funciona de forma parecida com chips NFC, muito utilizados em sistemas de pagamento sem contato.
As informações do e-SIM podem ser regravadas e não são perdidas quando o usuário migra de operadora, o que pode ser feito rapidamente, por telefone ou internet e leva alguns minutos para que o chip seja vinculado à nova conta. Ou seja, no lugar de ter um cartão plástico removível no dispositivo, o e-SIM já está embutido, não sendo possível retirar ou transferir para outro aparelho.
O que o e-SIM pode fazer?
O e-SIM, por estar incorporado no dispositivo e poder ser programado remotamente, abre um mundo de oportunidades para usuários e empresas por ser extremamente flexível no gerenciamento do plano de serviço contratado. Por exemplo, é possível adicionar um novo número ou se conectar a uma outra operadora facilmente.
A KORE estará oferecendo também o e-sim removível, como os SimCards tradicionais. O usuário tem a opção “embeded” ( integrado) ou removível.
Benefícios do e-SIM
O e-SIM torna muito mais simples a mudança entre redes móveis. No lugar de solicitar um novo SIM, aguardar sua entrega e colocá-lo no aparelho, basta entrar em contato com a operadora e solicitar sua ativação. Como permite alterar sua configuração remotamente, é possível alternar rapidamente entre as redes para encontrar o melhor sinal, o que pode ser extremamente útil para tarefas de rastreamento e gestão de frotas, já que o sinal dificilmente é perdido. Além disso, por vir embutido no dispositivo, é mais difícil de ser danificado ou extraviado, dificultando a vida ladrões.
Com isso, permite mudar facilmente para uma rede local sem a necessidade de um novo SIM. Para aplicações que demandam deslocamento de várias regiões, isso significa uma redução de custos significativa, já que basta migrar para uma operadora local e evitar gastos em roaming.
O e-SIM integrado ocupa menos espaço no dispositivo, o que contribui para que os fabricantes aproveitem o espaço livre para adicionar recursos aos aparelhos que, como não precisam ser abertos, também estão mais protegidos contra avarias causadas por umidade e poeira.
Dispositivos menores abrem uma janela de possibilidade de utilização, principalmente para iniciativas IoT, como cidades inteligentes, telemetria e serviços de saúde, entre outros. Além disso, um dos objetivos do e-SIM para a IoT é garantir uma máxima eficiência operacional, entregando:
- Conectividade à prova de futuro
- Área de cobertura global
- Logística mais simples
- Redução custos
- Maior escalabilidade
- Melhorar a velocidade de resposta
Casos de uso do e-SIM
O e-SIM para aplicações IoT traz benefícios para diversos setores, mas é possível destacar alguns casos de uso.
Automotivo
Telemática e serviços baseados em localização estão entre os que mais podem beneficiar o setor a otimizar a gestão de frotas. A conectividade oferecida pelo e-SIM pode auxiliar no rastreamento de veículos, permitindo ao gestor controlar a localização dos veículos e monitorar o comportamento do motorista. Sensores conectados também monitoram informações como temperatura, pressão dos pneus, status do motor, bateria, consumo de combustível e geram alertas sempre que algum problema surgir, o que permite estender a vida útil da frota e aprimorar a gestão da frota.
Logística
Monitorar a cadeia de suprimentos é fundamental para tornar a logística mais eficiente e reduzir possíveis interrupções, e e-SIMs conectados a dispositivos IoT fornecem soluções para monitorar câmaras frias, controlar a temperatura e umidade de contêineres, registrar a entrada e saída de mercadores, controlar o peso e volume, monitorar o tráfego de veículos, entre outros.
Agricultura
O e-SIM para IoT torna a agricultura mais precisa e eficiente. Além de monitorar o funcionamento de equipamentos e veículo, sensores já permitem tornar sistemas de irrigação mais eficientes, capturar dados relacionados a pragas e doenças por meio de drones em tempo real e permitir o controle de máquinas à distância, sem a necessidade de intervenção humana.
Cidades inteligentes
A IoT tem papel fundamental para as cidades inteligentes e permite que, por meio de sensores e dispositivos conectados seja possível capturar dados importantes para otimizar o uso dos recursos públicos. Sensores conectados à iluminação pública permitem detectar o melhor horário para que as lâmpadas sejam acesas, reduzindo custos; da mesma forma, é possível informar cidadãos sobre problemas no trânsito, informações sobre o clima, monitorar o transporte público e até ajudar a encontrar animais perdidos.
Saúde
Dispositivos médicos conectados, cirurgias realizadas por robôs, monitoramento remoto, o uso de e-SIMs na medicina permite as mais diversas aplicações que trazem benefícios para pacientes, pesquisadores e profissionais de saúde. O chip permite que aparelhos sejam implantados no paciente para monitorar sua saúde e envia as informações em tempo real para plataformas na nuvem para serem analisadas.