A transformação digital veio para revolucionar nossas vidas e tornar os processos operacionais mais fáceis e práticos. Com o avanço do e-commerce nos últimos anos, os sistemas de rastreamento veicular ganharam ênfase, no entanto, ainda há muito trabalho pela frente. Um estudo feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) aponta que grande parte dos veículos comerciais que circulam em território nacional ainda não possuem nenhum tipo de rastreador veicular.
Se engana quem pensa que rastreamento veicular serve apenas para rastrear o veículo no mapa. Esse dispositivo oferece diversas funcionalidades, como otimizar custos, prevenir acidentes, gerir frotas, aumentar a segurança, entre outras.
Como essa tecnologia funciona?
Para dispor da localização exata do veículo, o dispositivo precisa de um rastreador e um modem GPRS para enviar as informações do carro ao software de monitoramento.
Mas essa tecnologia pode ir muito além. Exemplo disso é a telemetria, inteligência que mede dados relevantes para a operação de forma totalmente remota, auxiliando na tomada de decisão dos gestores de frota. Com ela, os administradores podem medir combustível, rotação do motor, nível de água, direção e outras engrenagens do veículo.
A telemetria é medida por meio de sensores que são espalhados por todo o veículo, facilitando a coleta de dados. As informações são enviadas para a central de monitoramento pelo modem GPRS para que os responsáveis possam fazer o rastreamento veicular.
Vantagens do rastreamento veicular
Por meio da tecnologia dos rastreadores é possível reduzir custos das operações logísticas, como combustível, realizar manutenções preventivas ou até orientar o motorista em relação a sua direção ou a problemas no carro, evitando possíveis acidentes. Além disso, essa inteligência permite que os gestores tomem decisões mais assertivas enquanto o motorista está na estrada.
Um estudo realizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), mostra que o Brasil registrou 14.159 ocorrências de roubos de cargas em 2020, acarretando prejuízos de R$1,2 bilhão para o setor de transporte. Um dos pontos positivos dessa tecnologia é o aumento da segurança tanto da carga, quanto do veículo utilizado.
Cuidados com a rede
Com o crescimento dessas tecnologias, surgiu o Jammer, aparelho que inibe o sinal e prejudica as operações de rastreamento. O aparelho foi desenvolvido inicialmente para bloquear a rede nas penitenciárias com o objetivo de dificultar a comunicação dos presos, no entanto, o dispositivo também é usado nos roubos de cargas.
Alguns rastreadores conseguem diferenciar o efeito de um Jammer e o de uma área de sombra, já que na área de sombra o sinal vai diminuindo gradativamente e com o Jammer esse sinal some de forma brusca. Nesse caso, ao identificar uma situação de perigo, a central de monitoramento consegue emitir um sinal de alerta ao motorista ou até ativar remotamente a função de trancar o baú do veículo.
O que é essencial para um rastreamento veicular?
Sem dúvidas, de todos os pontos citados anteriormente, o mais importante para garantir um bom rastreamento veicular é a conexão. Sem uma rede para manter os veículos conectados durante todo o percurso não é possível garantir uma boa viagem aos motoristas, o que pode dificultar a entrega das cargas.
Exemplo disso é a tecnologia M2M (máquina para máquina), que se refere aos dispositivos que se comunicam entre si sem precisar da interferência humana. Quando a inteligência M2M é incorporada a um rastreador, é possível garantir uma boa conexão, além de coletar dados para o software de gerenciamento.
Hoje existem SIMs com tecnologia M2M próprios para automóveis que são feitos com materiais que permitem a operação em ambientes com temperaturas muito altas ou muito baixas, além da capacidade de retenção de dados de até 17 anos, otimizando o uso do dispositivo sem se preocupar com o tempo de vida útil.
O Superchip tem as melhores soluções tecnológicas para a sua empresa rastrear a frota da melhor maneira possível. Aqui você encontra vantagens, preço fixo e cobertura nacional. Saiba como podemos te ajudar a revolucionar a conexão da sua empresa!