Seja em um canteiro de obras, no chão de fábrica ou na área de transporte e logística, usar o chip M2M é essencial para a conectividade. Não importa se o dispositivo IoT esteja em um contêiner sendo transportado para o outro lado do mundo, ou em uma parada de caminhões na beira da Dutra, dispositivos IoT conectados precisam enfrentar diversas condições adversas, como altas ou baixas temperaturas, vibrações e choques sem perderem sua capacidade de enviar informações. 

E esses dispositivos, para continuarem ativos, são equipados com chips M2M resistentes a variações climáticas, robustos e prontos para enviar dados mesmo que trancados em uma câmara frigorífica, por exemplo, para que essas informações possam ser acessadas e analisadas em plataforma na nuvem. Além disso, esses chips precisam suportar as diversas tecnologias disponíveis para a comunicação – 2G, 3G e 4G. 

Para o setor de transporte e logística, o uso de chip M2M é um fator determinante para otimizar, aprimorar e evitar erros que possam impactar na cadeia de suprimentos e experiência do cliente. 

Desafios atuais nos setores de transporte e logística

É impossível falar sobre os benefícios do chip M2M sem discutir os desafios enfrentados atualmente pelos setores de transporte e logística. 

Falta de rastreabilidade

Ao realizar o transporte dentro de um país ou para o exterior, é fundamental poder acompanhar o caminho que essas mercadorias estão seguindo. Afinal, sem o rastreamento adequado, ocorrências e possíveis problemas durante o transporte são mais difíceis de serem detectados. Outro ponto que precisa ser analisado é que a falta de rastreabilidade também leva a atrasos e, com isso, prejuízos financeiros. 

Condições adversas

Remessas que precisam ser mantidas dentro de uma faixa predeterminada de temperatura e pressão e não podem sofrer choques, precisam ser monitoradas em tempo real para evitar que sejam inutilizadas devido a problemas no transporte. 

Segurança

Remessas sem monitoramento podem ser facilmente suscetíveis a roubos, falsificações ou qualquer outra ação prejudicial. Sem um chip M2M, por exemplo, se torna impossível garantir que o processo logístico seja realizado com eficiência e segurança, e os prejuízos vão além do fator financeiro, podem impactar negativamente na reputação da empresa contratante e também da responsável pelo transporte e logística. 

Inconsistência e irregularidades no registro

Processos de registros podem variar de empresa para empresa, mas a verdade é que, quando esse processo é realizado manualmente, erros humanos, inconsistências nos registros e ausência de registros tornam o rastreamento totalmente ineficaz ou inexistente, simplesmente pela impossibilidade das empresas conseguirem acompanhar suas operações, o que tem impacto direto nos custos. 

Como o chip M2M pode resolver os desafios de transporte e logística

O chip M2M facilita a comunicação entre diferentes dispositivos IoT e permite que plataformas de gerenciamento de conectividade IoT monitorem de forma consistente as remessas, não importando se dentro do país ou no exterior, aumentando a visibilidade da remessa e tornando o rastreamento mais transparente. 

Da mesma forma, o chip M2M consegue monitorar condições ambientais que impactam no transporte, conseguindo acompanhar variações de temperatura e pressão e gerando alertas para que a empresa de transporte e logística consiga agir rapidamente no caso de algum problema que possa prejudicar a remessa. 

O chip M2M, ainda, permite que as empresas acompanhem diversas remessas simultaneamente, não importando em que rota estiverem, reduzindo o uso de recursos voltados para o gerenciamento logístico, tornando, também, esse monitoramento mais transparente. 

Além disso, em locais de grande movimento de ativos IoT, o chip M2M contribui para criar uma camada de segurança extra para cobrir pontos cegos de transporte e logística. 

Por que usar o chip M2M em transporte e logística

O principal benefício do chip M2M em transporte e logística é permitir a captura de dados em tempo real sobre os ativos da empresa, seja em transportes nacionais ou internacionais. Mas não é apenas isso. 

Controle em tempo real

Para remessas que precisam ser enviadas de acordo com condições especiais, o chip M2M garante o monitoramento constante de temperatura, pressão, possíveis choques e qualquer outro fator que cause impacto na remessa enviada. 

Vigilância

O chip M2M é muito usado em sistemas de segurança – alarmes, CFTV, scanners, sistemas de controle de acesso e, principalmente, rastreamento de veículos. Por meio das informações capturadas, o chip M2M fornece informações em tempo real sobre como a remessa está sendo enviada. Por exemplo, se o caminhão faz uma parada não programada, ou se houve alguma tentativa de abertura do compartimento de carga ou mudanças na rota, essas informações geram alarmes que ajudam a reduzir perdas, além de impedir que pessoas não autorizadas viagem junto com a carga. 

Vantagens específicas para os setores de transporte e logística

Todas as áreas que necessitem de uma comunicação máquina e máquina são beneficiadas pelo uso da tecnologia de chip M2M, mas o setor de transporte e logística tem algumas vantagens específicas. 

  • Como o chip M2M trabalha baseado em dados de roaming, ele faz transições fáceis entre redes sem que ocorra perda de cobertura. Ou seja, não há pontos cegos ou informações perdidas. 
  • Chips M2M tendem a ser uma tecnologia relativamente barata para os setores de transporte e logística. 
  • O chip M2M é mais resistente a mudanças de temperatura, pressão e vibração quando comparado aos chips tradicionais de telefone. 
  • O chip M2M também é mais rápido na transferência de um grande volume de dados. 
  • E oferece maior controle sobre as informações capturadas. 
  • Transporte e logística são a espinha dorsal dos negócios pelo mundo, por isso, é essencial que as empresas do setor tenham acesso a tecnologias que contribuam para que o trabalho seja o mais eficiente possível. 

Com isso, garantir o acesso à informação não apenas fornece o maior controle sobre as remessas, mas também permite uma gestão otimizada da frota e eficiência das rotas utilizadas. Além disso, o chip M2M permite uma maior visualização sobre toda a operação de transporte e logística, tornando mais fácil identificar possíveis lacunas e deficiências. Por isso, o Superchip garante conectividade M2M em qualquer lugar. 

Compre quantas linhas desejar, economize sem colocar a qualidade em risco e revolucione a conectividade M2M na sua empresa. Conheça as vantagens do chip M2M da Superchip e compre agora. 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso