A tecnologia tem sido a grande impulsionadora das inovadoras tendências em logística entregando, principalmente, maior visibilidade em toda a cadeia, rastreando desde insumos na linha de produção até a remessa dos produtos, gerenciando frotas com eficiência.  

A visibilidade, coleta e análise dos dados, fortes tendências em logística, beneficiam todos os aspectos de um negócio, atendendo demandas dos clientes e melhorando os resultados. 

Quais são as principais tendências em logística?  

Vamos conferir algumas das principais tendências em logística apontadas pelos especialistas: 

1 – Internet das Coisas (IoT)

A tecnologia de sensores IoT e os dispositivos IoT conectados, como o Superchip, otimizam as etapas da cadeia logística. Do rastreamento de remessas e inventário à gestão de frotas, a visibilidade e controle ganham eficiência com a conectividade M2M. As empresas modernas agora contam a possibilidade de um gerenciamento descomplicado para rastreamento, segurança eletrônica e gestão de frotas, demandas em alta nas tendências em logística, com um chip IoT e conectividade.  

O uso da IoT também irá otimizar o uso de combustível, a manutenção preventiva e permitir o monitoramento em tempo real. A mesma tecnologia também ajudará os clientes a confirmar quando sua encomenda saiu do armazém e quando será entregue. Isso ajudará na redução de roubo e irá gerar uma melhor experiência do cliente. 

Além de fornecer dados gerais sobre o rastreamento de mercadorias, a tecnologia IoT também ajudará as empresas do setor de alimentos a saber quais as condições dentro dos veículos e determinar se seus produtos chegarão frescos e em perfeitas condições, assim como outros produtos alimentícios que requerem condições especiais de transporte, como sorvetes, ou produtos farmacêuticos, como vacinas.  

2 – Análise e rastreamento em tempo real

Graças à ajuda de chips com conectividade M2M, gerentes e líderes do setor têm acesso a melhores análises e rastreamento em tempo real, em plataformas amigáveis. Eles podem dizer aos clientes exatamente onde estão seus produtos e quanto tempo levará para recebê-los. Eles podem identificar e antecipar problemas. E resolvê-los mais rapidamente.  

3 – Chegada da tecnologia 5G

Ao fornecer cobertura contínua de ponta a ponta, o 5G certamente levará o setor de logística à digitalização total. Segundo uma grande operadora de alcance nacional, as soluções já estão disponíveis, mas todas dependem de conectividade. Com a tecnologia 5G, além de tais serviços funcionarem de forma mais efetiva, novas funcionalidades podem ser habilitadas, como treinamento de motoristas ao vivo e redirecionamento dinâmico de veículos, com base em dados de remessas em tempo real e condições climáticas.  

Além disso, será possível analisar métricas em tempo real, não importa a localização, com informações sobre o comportamento do motorista, eficiência de rotas e consumo de combustível, tendências em logística que já estão ganhando força.  

4 – Mais eficiência na last mile

Segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral, cerca de 12,5% dos custos das empresas brasileiras são com logística. Deste valor, 30% vêm justamente do last mile, com problemas que vão desde a falta de vagas de estacionamento em grandes centros, locais violentos, até entregas em áreas remotas 

Para superar esse desafio, várias tendências em logística estão sendo avaliadas, como drones, veículos terrestres autônomos e bicicletas de carga.  

5 – Migração para a nuvem

Aplicações e sistemas serão cloud first, permitindo que as empresas de logística agilizem seus fluxos de trabalho, armazenem e transfiram informações com mais rapidez e segurança. 

6 – Veículos autônomos

Os entusiastas da tecnologia têm falado sobre a promessa futura de veículos autônomos por muitos anos, mas de muitas maneiras, esses sistemas de transporte robóticos já são realidade. Caminhões autônomos já estão começando a operar sob “autonomia supervisionada” e é apenas uma questão de tempo até que essa supervisão se torne desnecessária. Se forem projetados e testados adequadamente, os veículos autônomos têm potencial para serem mais seguros, mais baratos e mais fáceis de gerenciar do que os veículos conduzidos manualmente. Por sua vez, isso reduz as despesas operacionais, mantém as estradas mais seguras e permite que os condutores de veículos encontrem novas posições de nível superior em suas respectivas empresas. Certamente os veículos autônomos estão no topo da lista das tendências em logística.  

7 – IA e aprendizado de máquina

As empresas de logística também estão ansiosas para integrar mais inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina aos sistemas, automatizando tarefas e aumentando a eficiência. Com as ferramentas tecnológicas corretas, os analistas de negócios podem avaliar rapidamente a produtividade, a velocidade de envio, a satisfação do cliente e outras variáveis importantes, implementando estratégias de melhoria contínua para aumentar a lucratividade. 

8 – Maior confiabilidade com Blockchain

Graças ao Blockchain o setor de logística está implementando uma gestão de estoque mais inteligente, com o poder de aumentar a segurança, eficiência e confiabilidade de todas as formas de rastreamento e gerenciamento de dados. Como a tecnologia Blockchain é tão flexível e ainda está crescendo em termos de recursos, seu potencial futuro no cenário das tendências em logística parece quase ilimitado. 

Esteja certo de que todas as tendências em logística estão no radar dos desenvolvedores do Superchip. Estamos atentos e prontos para prestar um melhor serviço, com mais vantagens, como preço fixo, gestão simplificada, descontos progressivos, maior cobertura nacional e a melhor conexão do Brasil sem surpresas na sua fatura. Conheça nossas soluções. 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso