Qual a diferença entre vigilância e monitoramento? E como a conectividade M2M otimiza essas ações? Em primeiro lugar, a vigilância é uma tarefa mais geral e reativa, enquanto o monitoramento é mais pontual e proativo. Mas é a conectividade M2M que vai permitir coletar os dados, os transformar em insights e agir.  

A vigilância e monitoramento no setor logístico ajudam a acompanhar as frotas que estão sempre em movimento, transportando cargas em todo o mundo. Com grande parte de seu trabalho dependendo de prazos, é importante usar tecnologia confiável para otimizar a sua gestão. 

Por isso a conectividade M2M (máquina a máquina) e o cartão SIM estão sendo adotados por mais e mais empresas de logística em todo o mundo para garantir a vigilância e monitoramento de toda a frota. Com um funcionamento básico similar ao cartão SIM de um celular padrão, o SIM com conectividade M2M pode ser inserido ou incorporado em um dispositivo, que é configurado com o servidor da organização. A partir daí, você pode monitorar seus dados e gerenciar todos os seus SIMs em uma plataforma única como o Superchip, com diversos controles e alertas de riscos e gastos excessivos, entre outros.  

Benefícios da conectividade M2M 

O principal objetivo da conectividade M2M é coletar dados e transmiti-los a uma rede. Mas a comunicação máquina a máquina tem mais vantagens além dos métodos de transmissão mais rápidos e a capacidade de agendar transferências de dados. Isso inclui controle remoto de dispositivos, necessidade reduzida de manutenção, prevenção de interrupções e economia de custos. 

Mas como funcionam os cartões SIM M2M? Primeiro, vamos falar sobre os cartões usados em celulares, projetados para conectar um dispositivo portátil a redes celulares, armazenando seu número de telefone, configurações de rede, configurações da operadora. Eles podem executar muitas das funções do SIM M2M e podem ser usados ​​para dispositivos IoT. Mas não podem suportar as condições que você exige para a vigilância e monitoramento de suas frotas. 

Os SIMs M2M geralmente têm uma capacidade de armazenamento maior do que os SIMS de telefone padrão e são mais seguros, tanto física – têm um ciclo de vida mais longo e a maioria pode reter dados entre 10 e 17 anos – quanto digitalmente, dependendo da rede usada pelo seu provedor do serviço e soluções de segurança como criptografia, autenticação, entre outras.  

Cartões SIMs M2M desenvolvidos para o setor automotivo também são mais robustos, projetados para lidar com temperaturas extremas, variando de -40°C a 105°C. Eles também têm uma estrutura mais forte, por isso são mais capazes de suportar processos mecânicos, tremores de equipamentos e ambientes hostis, o que acontece com um cartão padrão de celular.  

Vigilância e monitoramento em alta

Cartões SIM com conectividade M2M são amplamente usados em estratégias de vigilância e monitoramento de veículos. Para procedimentos de vigilância, os dados enviados podem informar qualquer alteração nas cargas – enquanto está acontecendo. Assim, por exemplo, se a mercadoria for manipulada ou adulterada enquanto o motorista estiver em período de descanso, você poderá alertar imediatamente o condutor e as autoridades. Também poderá identificar se um passageiro clandestino embarcou no seu caminhão.  

Além disso, é possível vigiar o comportamento dos motoristas e manter o cronograma. Você já se perguntou se os seus motoristas estão fazendo o que deveriam? Eles estão usando seu tempo de forma eficiente e dirigindo para onde deveriam estar? Vale a pena monitorar por quanto tempo um veículo está em um determinado local e se ele deixa o veículo parado por longos períodos.  

Já em procedimentos de monitoramento, determinadas cargas, como materiais biotecnológicos, precisam estar sempre sob uma determinada faixa de temperatura e pressão e não podem sofrer quedas acidentais. Da mesma forma, existem outros casos em que as remessas podem se tornar inúteis se não forem tratadas corretamente. Qualquer erro resultará em grandes prejuízos. 

Segurança 24/7

Uma vez que as remessas estejam em transporte, sem vigilância e monitoramento, elas estão sujeitas a roubo, falsificação ou qualquer outro problema. Sem soluções globais de IoT e de conectividade M2M, não há como garantir a segurança da logística em todo o mundo. Em vários casos, as falhas de segurança podem arruinar a identidade da marca e gerar uma má reputação. Todos sabemos como é fácil destruir o nome de uma boa empresa e como é difícil reconstruir a confiança na marca. 

Por isso, conheça o Superchip e as nossas soluções IoT e M2M e garanta uma vigilância e monitoramento eficiente de toda a sua frota.  

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso