Aplicações M2M estão transformando o setor de TI, permitindo que ativos e inventário sejam monitorados à distância e atualizações sejam realizadas remotamente. Essas aplicações conectam máquinas e dispositivos em diversos locais e garantem maior segurança, reduzindo interrupções e, consequentemente, aumentando a produtividade dos usuários. 

Muitas empresas já adotaram aplicações M2M para melhorar o monitoramento de dispositivos e permitir operações remotas, garantindo o rastreamento de ativos de TI, manutenção preventiva, monitoramento e controle remotos,  segurança de funcionários e de data centers, além de permitir a implementação de projetos IoT. 

O que é comunicação M2M

Da mesma forma que a tecnologia permite a comunicação entre pessoas e pessoas e máquinas, a comunicação M2M torna a comunicação entre máquinas possível. Ou seja, máquinas trocam informações ou dados entre si sem a necessidade de intervenção humana. 

Em um mundo em que máquinas cada vez mais inteligentes geram dados em uma escala nunca vista, a necessidade de coletar essas informações, armazená-las e analisá-las rapidamente é fundamental para tornar operações mais eficientes. Portanto, é necessário permitir que as próprias máquinas tomem decisões, e é isso que as aplicações M2M fazem, por exemplo, monitorando e rastreando ativos de TI e gerando alertas se algum problema acontecer. 

Normalmente, aplicações M2M e aplicações IoT são utilizadas como sinônimos, já que contam com escopos parecidos, entretanto, trazem funções diferentes. Basicamente, a maior diferença está relacionada à maneira com que os dados trafegam. Enquanto na IoT existem diversos dispositivos conectados, uma aplicação M2M diz respeito à troca direta de dados entre dois dispositivos. Uma aplicação M2M não precisa estar conectada a um hub central e os dispositivos podem se comunicar de forma independente, sem usar a internet 

Dessa forma, os dispositivos conectados transmitem e recebem informações de outros dispositivos inteligentes, permitindo que uma unidade de controle analise a rede e transmita instruções para manter tudo em funcionamento. Para isso é possível realizar uma comunicação M2M com fio, por meio de cabos de fibra óptica ou coaxiais, ou sem fio, por meio de uma rede Wi-fi ou chips M2M. 

Casos de uso de aplicações M2M em TI

As aplicações M2M torna a IoT mais simples ao mesmo tempo que permitem uma melhora significativa em processos e sua automação. Sensores conectados, aliados à inteligência artificial, fornecem o potencial de tornar sistemas mais eficientes e reduzir custos de operações de TI. 

Monitoramento de ativos de TI

Sensores em dispositivos permitem que as organizações monitorem e rastreiem ativos, não importando se eles estão em um determinado local ou em trânsito. Chips M2M conectados aos dispositivos enviam informações constantemente para garantir a segurança do ativo, principalmente dispositivos em campo, e monitorar seu funcionamento. 

Manutenção preventiva

Aplicações M2M permitem que dispositivos sejam monitorados remotamente, evitando que um técnico tenha que ir até o local para checar se, por exemplo, os data centers estão funcionando plenamente.  Sensores monitoram diversas métricas de desempenho em tempo real e enviam alertas quando algo anormal ocorre, como um aumento excessivo na temperatura de uma máquina, permitindo que o corpo técnico possa agir proativamente para evitar interrupções indesejadas na operação. 

Gestão de inventário de TI

Lidar com uma grande quantidade de sistemas, dispositivos e dados pode ser um desafio para os gestores de TI. Portanto, automatizar o processo de inventário de TI é essencial para melhorar a tomada de decisões no setor. Aplicações M2M permitem que todos os dispositivos enviem informações em tempo real, aumentando a visibilidade sobre o ativo, fazendo com que as informações sejam capturadas facilmente, não importando onde o ativo estiver localizado, organizando as informações e analisando-as com maior agilidade. 

Dessa forma, a área de TI tem um controle mais efetivo em relação a quantidade de equipamentos, sistemas, datas de compra, número de série, manutenção e atualização e o local onde ele está instalado, sem que um técnico precise estar presente para levantar as informações. 

Monitoramento e controle remoto

Aplicações M2M, além de permitir que os dispositivos enviem atualizações sobre sua localização e status de funcionamento, permitem que a área de TI efetue alterações em configurações remotamente, realizem atualizações, ativações e até interrompam processos remotamente se necessário. Por exemplo, se for detectado que o dispositivo foi acessado indevidamente, é possível bloquear seu acesso, independentemente da localização, recurso extremamente útil para ativos localizados em áreas de difícil acesso. 

Sistemas de segurança

Normalmente, quando se fala em segurança cibernética, a preocupação é com o acesso indevido aos dados, deixando a segurança física dos data centers esquecida. Sistemas CFTV, sensores de movimento, níveis de luminosidade e sons são alguns dos dispositivos que podem virar esse jogo e colocar a segurança dos data centers no foco das organizações. 

Aplicações M2M tornam os sistemas de segurança e vigilância mais inteligentes, permitindo que as equipes de segurança tenham acesso às informações rápido às informações e possam enviar uma equipe de segurança ao local se necessário, reduzindo o uso de recursos sem necessidade. 

O impacto das aplicações M2M na TI

Novas tecnologias dependem, cada vez mais, de uma conectividade constante e confiável, garantindo velocidade, escala e largura de banda para facilitar e agilizar a análise de dados, dependendo da estratégia da organização, em tempo real. E a razão para o crescimento das aplicações M2M atreladas a projetos IoT está relacionada exatamente ao avanço da tecnologia, com hardwares e dispositivos mais baratos, menor consumo de energia e a abundância de sensores disponíveis para todos os tipos de projeto. 

Redes M2M sem fio ou via chip M2M garante que os projetos IoT tenham a largura de banda e velocidades necessárias para sua execução com eficiência que, junto com a inteligência artificial e o aprendizado de máquina, permite análises mais complexas e avançadas. 

Nunca as empresas tiveram tantos dados disponíveis em tempo real para trabalhar, o resultado é que novas aplicações e usos da tecnologia estão surgindo diariamente, fazendo com que a área de TI precise estar preparada para lidar com situações diferentes e procurem melhorar as soluções corporativas. Isso faz com que práticas de TI, como o gerenciamento de ativos, precise estar alinhada aos requisitos dos negócios, e é aí que as aplicações M2M podem reduzir a complexidade da infraestrutura corporativa, integrando dispositivos e tornando a gestão de TI mais inteligente. 

O Superchip está há mais de 20 anos transformando serviços de IoT complexos e fragmentados em soluções simples e escaláveis. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços. 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso