As aplicações M2M, ou comunicação máquina a máquina, dizem respeito a um padrão de protocolos que permite que máquinas se comuniquem umas com as outras sem que seja necessária uma intervenção humana. Ou seja, é a tecnologia por trás da Internet das Coisas (IoT), que depende exatamente dessa comunicação para coletar dados de dispositivos e enviá-los para um servidor central para serem monitorados e analisados, mas não apenas dela. Por exemplo, dois gadgets que se comuniquem entre si de forma independente também é uma conexão M2M. 

Esse é um mercado em crescimento, de acordo com o relatório da Market Research Future (MRFR), o setor de aplicações M2M deve alcançar os US$ 54,2 bilhões de faturamento até 2030, com um aumento de 5,40% ao ano. E, junto com o desenvolvimento do mercado de aplicações M2M, a IoT também acompanha esse movimento e é a maior responsável pelo crescimento do M2M. 

Além disso, nos próximos anos, novas tecnologias também devem impactar no mercado de aplicações M2M. A inteligência artificial (IA) e o Machine Learning (ML), por exemplo, permitem que as máquinas usem os dados capturados para que façam escolhas de forma autônoma, sem que uma pessoa precise indicar o que elas devem fazer. 

Aplicações M2M para o gerenciamento de TI

Como facilitam a comunicação entre máquinas, as aplicações M2M podem contribuir para tornar o gerenciamento de TI mais eficiente. Dispositivos IoT e sistemas interconectados permitem aos gestores de TI tenham uma visão centralizada de sua infraestrutura de TI, além disso, novos padrões adaptados para aplicações M2M buscam tornar a segurança cibernética mais robusta e evitar que um ataque em redes IoT seja bem-sucedido. 

Como as soluções sem fio se fazem cada vez mais presentes na infraestrutura de TI e IoT, os mais diversos dispositivos precisam se comunicar de forma eficiente. Por meio de sensores, as aplicações M2M permitem controlar diversos fatores em um ambiente de TI. Esses sensores conectados enviam, então, notificações sobre variações de temperatura, acesso indevido, quedas de energia e até mesmo ações voltadas para uma estratégia de recuperação de desastres podem ser implementados para alertar a equipe de TI em relação a violações de segurança, ataques cibernéticos e desastres naturais que causem impacto na infraestrutura de TI da empresa. 

Da mesma forma, muitas empresas já pensam em integrar os aplicativos M2M com sistemas ERP e CRM para otimizar suas capacidades de serviços de campo, melhorar o atendimento ao cliente e automatizar o gerenciamento de ativos e configurações. Mas algumas questões precisam ser superadas para que essa estratégia seja bem-sucedida. 

Apesar de ser relativamente fácil de integrar os sistemas, principalmente quando uma LAN corporativa está em uso, no momento que a comunicação é realizada por meio de uma rede celular, diversas situações precisam ser analisadas – desde a operadora de rede móvel, problemas operacionais até chips M2M que devem ser implantados, ativados e gerenciados – para que a estratégia seja um sucesso. E, apesar de não ser algo de outro mundo, esse tipo de integração exige que profissionais especializados sejam contratados, ou então um provedor de aplicações M2M, como a Superchip, para reduzir riscos de insucesso. 

Além de permitir o monitoramento de equipamentos e sistemas de TI, os principais benefícios de aplicações M2M incluem: 

  • Redução de custos por reduzir a necessidade de manutenção e o tempo de inatividade das máquinas 
  • Novas oportunidades de negócios para serviços em campo 
  • Melhor atendimento ao cliente interno e externo ao permitir o monitoramento dos equipamentos e detectar problemas antes que o equipamento pare de funcionar. 

Outras aplicações M2M

A comunicação entre máquinas é muito utilizada para o monitoramento remoto e torna o rastreamento e monitoramento de ativos mais simples e fácil. Assim, as aplicações M2M são essenciais para os setores de transporte e logística e para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Mas, claro, diversos outros setores podem se beneficiar da tecnologia. 

Empresas de serviços públicos usam aplicações M2M para, além de coletarem dados para faturar os clientes, por meio de medidores inteligentes, também detectar fatores como pressão, temperatura e status do equipamento para evitar interrupções. O setor médico usa aplicações M2M para monitorar em tempo real informações de saúde dos pacientes. Além disso, a integração entre sistemas IoT, IA e ML está otimizando processos de pagamentos móveis e permitindo que sistemas domésticos inteligentes, que também incorporem a tecnologia M2M, se tornem cada vez mais comuns. 

Os principais recursos das aplicações M2M incluem: 

  • Baixo consumo de energia 
  • Operador de rede para serviços de comutação de pacotes 
  • Monitoramento e alertas sobre eventos 
  • Controle de tempo para o envio de dados 
  • Capacidade de enviar e receber continuamente dados 
  • Alertas quando os dispositivos entram ou saem de uma área determinada 

Além disso, de acordo com o Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações (ETSI), as aplicações M2M precisam apresentar os seguintes requisitos: 

  • Escalabilidade para funcionar de maneira eficiente não importando o número de dispositivos conectados 
  • Anonimato para manter a privacidade das informações de acordo com normas e regulamentos de privacidade, como a LGPD e GDPR 
  • Registro e manutenção de logs sobre eventos 
  • Permitir a comunicação entre aplicações M2M, como SMS ou P2P 
  • Adotar modos de comunicação que minimizem a carga na rede 
  • Otimizar os caminhos de comunicação com base em falhas de transmissão, atrasos e custos de rede 

Desafios para aplicações M2M

Basicamente, os desafios voltados para as aplicações M2M dizem respeito à segurança dos dispositivos. Como operam sem a intervenção humana, os riscos de ataques cibernéticos são crescentes. Isso exige que o sistema permita um gerenciamento remoto que garanta atualizações regulares, impactando, também nas redes sem fio utilizadas para a comunicação. 

Viver em um mundo cada vez mais digital, com máquinas inteligentes que geram uma quantidade sem precedentes de dados, exige a adoção de um modelo de operações realmente eficiente para que essas máquinas compartilhem informações entre elas, sem que seja necessária uma intervenção humana. O Superchip tem o plano ideal para o seu negócio, seja para rastrear e monitorar, otimizar a infraestrutura de TI, a segurança eletrônica ou tornar a gestão de frotas mais eficiente. Entre em contato e conheça nossos serviços. 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso