Apesar da tecnologia M2M ser extremamente versátil e atender milhares de segmentos, ainda existem muitas dúvidas sobre como ela funciona e sobre suas condições de uso. Acompanhe o texto e tire todas as suas dúvidas sobre o chip M2M.
Como realizar a troca do SIM comum para o SIM M2M?
Quando o chip M2M estiver configurado e ativo no sistema, faça a troca do chip comum para o M2M. Para isso, siga os passos: tire o chip comum e coloque o chip M2M no seu rastreador. Caso tenha acesso a alguma plataforma de controle, verifique se o chip está com status online.
Como usar a tecnologia M2M?
O uso da tecnologia M2M (Machine to Machine) permite a comunicação entre dispositivos como máquinas, drones, veículos e outros equipamentos. Para utilizar a tecnologia M2M, é necessário que ambos os dispositivos estejam conectados na mesma rede para que possam trocar informações, além disso, também é necessário que a central de controle esteja vinculada nessa rede para receber todos os dados.
Chip M2M possui pacote de dado ilimitado?
Não, assim como o chip comum, o chip de telemetria contempla um pacote de dados contratado com a operadora ou fornecedor. Se o usuário ultrapassar a franquia contratada, poderá ser cobrado um valor adicional ou as linhas serão bloqueadas.
Algumas operações de telemetria têm transmissões que utilizam uma quantidade pequena de dados então, se o pacote contratado for grande, a impressão que se tem é de que é ilimitado.
Certifique-se de que o pacote contratado é suficiente para suas operações durante o mês.
Existe chip de dados multioperadora?
Sim. Os chips M2M multioperadora, ou multiconexão, que existem no mercado operam através de um acordo de roaming entre as operadoras e empresas menores que fornecem esses SIM cards.
Roaming é a capacidade de uma linha de determinada operadora chegar em áreas fora do alcance geográfico da mesma, por meio da estrutura de outra operadora. Ou seja, os chips se conectam a uma operadora por vez, pegando “emprestado” as suas torres de telefonia celular para que aquela linha consiga chegar ao seu destino.
Chip M2M é capaz de manda SMS, fazer e receber ligações?
Um chip de dados pode tanto receber quanto enviar mensagens, mas é preciso solicitar à operadora a liberação deste serviço. No entanto, esse tipo de SIM card não consegue fazer nem receber ligações.
É possível enviar comandos com o chip de telemetria?
Sim, por meio de SMS é possível enviar comandos para o equipamento em que o SIM card está instalado. Os comandos podem variar de aparelho para aparelho, então é necessário verificar no manual ou direto com o fornecedor do equipamento.
Chip de telemetria pode ser utilizado em modem?
Não, esse tipo de SIM card é indicado para tráfegos menores, como o de textos. Para transferência de imagens e vídeos, é necessário utilizar chip banda larga.
O que acontece se eu colocar um chip M2M no celular?
A internet funcionará normalmente, mas o chip de dados não consegue receber nem fazer ligações. Então, o celular só serviria como ponto de acesso à internet.
Chip de telemetria funciona fora do país?
Não, a estrutura da rede GPRS cobre apenas o território nacional. Então, o tráfego de dados proporcionado pelo chip M2M funciona apenas no Brasil e não no exterior.
Em alguns casos, é possível habilitar o roaming internacional no SIM card para que ele funcione em outros países, mas não é o melhor plano.
É possível fazer portabilidade do chip M2M?
Não. Diferente de outras modalidades de chip de telefonia móvel, no caso do chip M2M não é possível fazer a portabilidade, ou seja, não é possível trocar de operadora mantendo o SIM card.
Por isso é importante desde o início contar com um fornecedor consolidado no mercado e que preste um serviço de qualidade, pois podem ser incalculáveis os prejuízos de ter que substituir toda uma base de chip M2M ao longo do tempo.
O Superchip é o parceiro ideal para o fornecimento dessa tecnologia, garantindo mais conectividade e eficiência nas suas operações logísticas. Conheça agora todas as vantagens do Superchip.