Controlar a velocidade da frota nas estradas requer monitoramento, controle e ação. Você já pensou em garantir a segurança do motorista com telemetria, uma tecnologia de comunicação automatizada que irá transmitir as informações do desempenho da sua frota, com o uso do Superchip e da conectividade M2M?  

A verdade é que, apesar da crença comum, o excesso de velocidade não economiza tempo e não é a maneira mais eficiente de ir de um lugar para outro. Por exemplo, em um deslocamento dentro da cidade, qualquer tempo economizado pode ser facilmente “perdido” ao se deparar com um engarrafamento ou diversos sinais fechados.  

Portanto, permitir que os motoristas acelerem é uma falsa economia – qualquer tempo economizado é irrelevante em comparação ao aumento dos riscos e os custos indiretos de um acidente. Além disso, o excesso de velocidade é ilegal e as multas relacionadas são muito caras para os motoristas e suas empresas. 

O uso da conectividade M2M na segurança do motorista com telemetria permite rastrear a frota com eficiência e obter uma imagem mais clara dos veículos em campo.   

Relatórios para segurança do motorista com telemetria 

Um relatório sobre excesso de velocidade usado para avaliar a segurança do motorista com telemetria permite aos gestores de frota identificar quem está acelerando e com que frequência. Por exemplo, um relatório com as principais violações de velocidade marca os principais motoristas ou veículos com o maior número de eventos de excesso de velocidade por dia, semana ou mês. Se o gestor de frota recebe reclamações sobre motoristas em alta velocidade ou simplesmente deseja melhorar a segurança geral da frota, este relatório ajuda a identificar quais motoristas têm os hábitos de direção mais perigosos. 

Os sistemas para segurança do motorista com telemetria permitem monitorar os padrões de direção que devem ser seguidos pelos profissionais. Este fator é extremamente importante para a redução de infrações, acidentes e consumo de combustível.  

Quando o motorista dirige acima da velocidade permitida, por exemplo, o sistema emite um alerta para a equipe de monitoramento. Ele entra em contato com o motorista para tomar as medidas cabíveis. O feedback contínuo sobre o estilo e o comportamento na direção permite que os gerentes de frota treinem os motoristas e reduzam hábitos de direção indesejados, como excesso de velocidade ou frenagem brusca. As melhorias podem ser feitas com base em relatórios acionáveis enviados pelos dispositivos IoT e baseados em dados que destacam o desempenho do motorista e suportam novas metas de segurança. 

A telemetria não mente 

Segundo o Engenheiro de Segurança especialista em Gestão de Frotas Mario Gustavo Benegas, do Instituto Parar, “a telemetria não mente”. Ele ressalta que todo excesso de velocidade superior a 10% deveria ser discutido com o motorista, para entender os motivos e tomar a ação mais adequada.  

Benegas defende que essa conversa deve seguir alguns passos: 

Em primeiro lugar, a conversa precisa ser baseada em fatos, em relatório gerados para a segurança do motorista com telemetria. Ele diz que “não existe achismo, existem dados e nossa aliada é a telemetria”. É preciso ter certeza da fidelidade dos dados enviados. 

Em segundo lugar, é preciso ouvir o motorista, e entender que essa conversa é uma oportunidade de aprendizado, educação e formação de cultura.  

O terceiro ponto a ser levado em consideração é a avaliação das circunstâncias, identificando se o motorista recebeu treinamento, se conhece a política de segurança, se tem antecedentes de direção perigosa. Ou se é um funcionário novo e traz uma cultura diferente, conflitante com a política da nova empresa e nem mesmo conhecia o sistema de segurança do motorista com telemetria. 

E, finalmente, todo excesso de velocidade deve ser alvo de atenção, aproveitando a oportunidade para criar a cultura de segurança. Mas, se mesmo assim, o comportamento não mudar, será preciso aplicar medidas disciplinares. 

Visão estratégica da frota 

Um sistema de gestão de frota e de segurança do motorista com telemetria oferece ao gestor uma série de relatórios que proporcionam uma visão estratégica do que está acontecendo tanto com os veículos quanto com os motoristas. O sistema também permite controlar e otimizar as rotas, reduzindo o tempo de deslocamento e facilitando o cumprimento de prazos.  

Além de todos esses benefícios, o sistema de segurança do motorista com telemetria destaca o compromisso do seu negócio com a segurança e qualidade de vida de seus funcionários, o que contribui para a construção de uma boa imagem da marca aos olhos de seus colaboradores e fornecedores. Como consequência, esses profissionais também se sentem mais confiantes e motivados. 

Há uma série de benefícios que a telemetria pode trazer para o seu negócio, do aumento da segurança à contribuição com o meio ambiente, passando pela redução de custos, conservação e segurança dos ativos e otimização dos processos. 

Segurança é o principal 

No final das contas, o que mais importa é que os motoristas cheguem em casa com segurança. Ao incorporar essas dicas em seu programa de segurança, você mantém não apenas os outros seguros na estrada e garante a melhor qualidade de serviço, mas também mantém seus motoristas seguros e aprimora constantemente a sua gestão de frotas. 

E lembre-se. Além de implementar tecnologias, as empresas de logística também podem influenciar positivamente a segurança dos funcionários dentro e fora do trabalho por meio de uma liderança focada na segurança. 

Conheça as vantagens de contar com o Superchip para garantir a segurança do motorista com telemetria. Entre em contato 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso