A tecnologia IoT está expandindo cada vez mais e hoje podemos encontrá-la em diversos setores. Das indústrias de agricultura e energia até a saúde, finanças e hospitalidade, entre outros. No entanto, existem alguns departamentos que a IoT pode ser particularmente útil. Acompanhe o artigo e saiba como a IoT está otimizando a logística.
O setor de logística é complexo e envolve muitas partes móveis. Levar mercadorias do ponto A para o ponto B envolve mais do que apenas colocar os itens em um caminhão. Você deve considerar armazenamento, manuseio, estoque, embalagem e vários outros elementos para garantir que o fluxo de mercadorias seja o mais suave possível, a boa notícia é que as soluções de IoT podem ajudar a simplificar a situação.
A IoT está otimizando a logística oferecendo mais segurança
Os dispositivos IoT podem rastrear itens e controlar quem entra e sai das instalações para minimizar roubos e incidentes de segurança. Por exemplo, uma empresa pode implantar câmeras habilitadas para IoT em um depósito para garantir que apenas pessoas autorizadas entrem e saiam das instalações. A empresa também pode rastrear veículos usando dispositivos IoT para monitorar a jornada e garantir que todas as mercadorias cheguem com segurança.
Condução mais segura
Existem muitas maneiras pelas quais os sensores de IoT podem tornar os caminhões mais seguros para as pessoas dentro e ao redor deles. Desde sensores que monitoram a saúde do veículo e alertam os operadores para problemas que precisam de manutenção até aqueles que detectam hábitos de direção inseguros, como excesso de velocidade e curvas fechadas, a tecnologia IoT está otimizando a logística e ajudando pessoas e produtos a chegarem ao seu destino com segurança.
A IoT oferece melhores insights
Um dos maiores benefícios da tecnologia IoT é a grande quantidade de dados que os sensores coletam e analisam. Com o tempo, esses dados podem ser usados para tomar decisões mais inteligentes sobre como as operações são executadas. Por exemplo, por meio do uso da tecnologia IoT, uma empresa pode coletar dados sobre a rapidez com que os produtos saem dos armazéns, condições ambientais durante as entregas, condições do armazém, como temperatura e até desempenho dos funcionários.
Imagine uma empresa com dados mostrando que os funcionários são mais produtivos quando o armazém está a 20 graus Celsius para fins de argumentação. Sabendo disso, faria sentido manter a instalação nessa temperatura o mais rápido possível. IoT está otimizando a logística de diversas formas, e uma delas é com dados e insights.
5 maneiras pelas quais a IoT está otimizando o setor de logística
Imagine uma empresa de logística responsável por garantir que cem caixas de produtos sejam enviadas e cheguem ao seu destino por semana. Vejamos como a IoT pode tornar o trabalho o mais fácil possível, otimizando tudo, desde o gerenciamento de localização mais seguro e rápido até a prevenção de avarias no veículo.
1 – Gestão de rotas mais seguras e rápidas
Digamos que as mercadorias usadas para produzir o produto venham de cinco fornecedores e o depósito envie dez remessas de dez caixas por semana. Como você pode imaginar, só isso cria 15 rotas diferentes para monitorar e rastrear para garantir que todo o produto chegue ao usuário final com segurança e eficiência.
Os sistemas de localização em tempo real podem melhorar o processo de gestão de rota, permitindo que os gerentes rastreiem os produtos que entram e saem, além do tempo que levaram para chegar até o seu destino. Se houver atraso na remessa – talvez a frota tenha encontrado um engarrafamento no caminho, com isso, os gestores de frota podem tomar as decisões apropriadas para minimizar as interrupções e atrasos o máximo possível.
2 – Gerenciamento de armazém
À medida que os produtos chegam ao depósito e são classificados para envio e entrega, é irreal supor que nunca haverá erros ou enganos. Mas isso não significa que os erros não são caros. Se algo for extraviado ou perdido, toda a linha de produção pode ser interrompida. Para combater isso, as instalações podem usar dispositivos IoT para rastrear e monitorar mercadorias no armazém. Embora mais popular no setor de varejo, o fabricante pode até utilizar prateleiras inteligentes para gerenciar melhor a quantidade de produtos nas prateleiras em um momento específico.
3 – Manutenção preditiva e prevenção de avarias no veículo
Digamos que uma empresa de logística tenha implementado soluções de rastreamento de ativos em tempo real para melhor rastrear suas remessas e suprimentos, e tudo está funcionando sem problemas. Então, quando um funcionário tenta sair do armazém com uma remessa, eles percebem que o caminhão não dá partida. Agora, a remessa tem que ser desembalada e movida para outro veículo, e o caminhão quebrado está fora de serviço até que eles possam diagnosticar e consertar o que está quebrado.
Para evitar problemas como esse, a empresa poderia empregar manutenção preditiva. Para esse tipo de solução de IoT, sensores são colocados nos caminhões para monitorar certas condições (como som, temperatura ou vibrações), então um algoritmo preditivo analisa esses dados para determinar quando um veículo pode quebrar ou quando pode precisar de revisão. Ou seja, a tecnologia IoT está otimizando a logística de forma estratégica, evitando que a frota sofra danos intensos com questões mecânicas.
4 – A IoT está otimizando a logística com veículos autônomos
Os veículos autônomos não precisam de mãos humanas para dirigi-los, o que significa que as corporações podem ser mais eficientes com menos funcionários. Algumas empresas já começaram a estudar a forma como esses veículos tecnológicos podem impactar o setor de logística e observaram como benefícios prováveis: a melhoria da segurança, aumento da eficiência e redução de custos. A IoT está otimizando a logística com diversas soluções tecnológicas que podem se tornar tendência daqui há alguns meses.
5 – Entregas baseadas em drones de IoT
Assim como os veículos autônomos, os drones também podem ser usados para realizar entregas sem a necessidade de um humano, levando a uma maior eficiência e redução de custos. Os drones podem ser particularmente úteis em entregas de última milha, especialmente em áreas com congestionamento de tráfego intenso.
O Walmart lançou recentemente seu primeiro sistema de entrega comercial baseado em drones em Farmington, Arkansas. Como resultado, os clientes podem fazer pedidos de mercadorias da loja e receber sua remessa em menos de 30 minutos.
Portanto, a tecnologia IoT faz muito mais do que apenas rastrear veículos e ativos, pudemos constatar que seus benefícios vão muito além disso. A IoT está otimizando a logística de forma intensa e cada vez mais agressiva, criando soluções e desenvolvendo programas tecnológicos. Esse é o futuro da logística.
O Superchip é especialista em tecnologia IoT voltada para logística. Conheça nossas soluções e se surpreenda. Entre em contato para saber mais.