Com o avanço das redes de sensores sem fio, como internet e computadores, tornou-se possível ampliar o nível de comunicação entre os dispositivos, com isso, o conceito M2M foi expandido para diversas áreas, principalmente para o setor logístico, abrangendo o painel de controle. A tecnologia M2M é utilizada em inúmeras aplicações de telemetria, como no rastreamento veicular, central de alarmes, meios de pagamento, gerenciamento de frota, painel de controle, entre outras.
Para efetuar a administração dessa tecnologia, as empresas utilizam o painel de controle ou a plataforma de gerenciamento. Entenda a diferença entre os dois:
Como o painel de controle funciona?
O painel de controle é fundamental para acompanhar o status dos chips M2M, independente de quantos sejam. Empresas que operam com grande quantidade de linhas precisam manter o monitoramento de todas elas, caso haja algum problema, um sinal é enviado imediatamente para a base de controle para tomar as providências necessárias.
Plataforma de gerenciamento e suas funcionalidades
As plataformas de gerenciamento possuem diversas funções, como gerar relatórios sobre as linhas, analisar a conexão, coletar dados, enviar alertas, entre outros.
Análise do consumo de dados
Com a ajuda da tecnologia M2M, a plataforma de gerenciamento é capaz de captar informações assertivas sobre o consumo de dados que cada linha exerce, bem como o volume de dados que foi trafegado. Com isso, é possível analisar qual linha consome mais ou menos e os motivos do consumo.
Otimização de gastos
Com as análises e relatórios gerados pelo painel, é possível acompanhar em detalhes o gasto com cada linha, dessa forma, a empresa pode aumentar ou diminuir o pacote de dados de acordo com o consumo dos seus colaboradores, garantindo a otimização dos gastos com conexão.
APN privada
Com esse recurso tecnológico, as linhas de empresas de logística têm prioridade de conexão no acesso às torres de telefonia, garantindo que a transmissão de dados seja mais estável e segura. Com a APN privada, a qualidade de conexão da internet nos centros urbanos pode aumentar de 30% a 40%, nos meios rurais esse aumento pode ser ainda maior.
Chip M2M com plataforma de gerenciamento
A conexão dos dispositivos é fundamental para um melhor aproveitamento dos recursos oferecidos pela tecnologia M2M. Com os chips instalados e configurados, automaticamente são conectados na plataforma de gerenciamento, garantindo que a central de monitoramento possa analisar e acompanhar o desenvolvimento da conexão para aprimorar os serviços oferecidos.
Além disso, alguns painéis mais avançados permitem que as linhas sejam vinculadas ao nome dos clientes, tornando mais fácil a identificação e agilizando o atendimento ao cliente.
Outro ponto importante é a identificação de problemas de conexão. Muitas vezes a central de monitoramento perde horas tentando encontrar o motivo das falhas na conexão, bem como outros problemas nas linhas. Com a plataforma de gerenciamento isso não acontece, a tecnologia identifica o motivo da falha e automaticamente gera um relatório detalhado para a central.
Chip M2M com painel de controle
O painel de controle é um recurso essencial para empresas que utilizam serviços de telemetria ou que dependem da conexão com SIM M2M. Com o painel, é possível acompanhar se as linhas estão conectadas e funcionando. Além de efetuar o gerenciamento sem depender de uma equipe ou suporte especializado. Também é possível adquirir novas linhas M2M, cancelar, bloquear linhas e conexões e fazer o reset na hora que quiser. O painel possui layout claro e configurações simples para um gerenciamento fácil e organizado.
Revolucione o gerenciamento das suas linhas com o Superchip. Nós possuímos as melhores soluções tecnológicas do mercado, com preço fixo e gestão simplificada. Para saber mais, entre em contato conosco e garanta conexão M2M para a sua empresa.