O que é um chip M2M, ou Machine to Machine?
Essa tecnologia refere-se aos dispositivos, sensores ou “coisas” (dentro da IoT) que se comunicam entre si, junto com outros dispositivos e sistemas habilitados para Internet.
Mesmo que M2M se refira à comunicação “não humana”, os dispositivos ainda devem ter um protocolo intercambiável que é usado para receber e enviar dados. A conectividade é obtida inserindo ou incorporando um SIM Machine to Machine no dispositivo que é posteriormente configurado com o servidor doméstico, onde os dados de uso podem ser coletados e analisados para benefício da empresa.
SIMs comuns x SIMs M2M
Os SIMs de consumidor comum são comercializados para telefones celulares, smartphones e outros dispositivos portáteis, diferem dos SIMs M2M que vêm em tipos mais duráveis. Embora os SIMs comuns funcionem em dispositivos M2M ou IoT, eles são projetados para o uso diário normal e podem não funcionar em ambientes operacionais mais adversos.
Os SIMs M2M e de consumidor comum (incluindo SIMs M2M industriais que discutiremos) vêm em vários formatos, incluindo 2FF, 3FF e 4FF, bem como MFF2 (também conhecido como SIMs incorporados). Os SIMs M2M automotivos vêm apenas no formato “integrado” MFF2.
SIMs M2M industriais e automotivos
Os SIMs M2M estão disponíveis em diversas variantes para uso em vários setores. Eles normalmente têm maior capacidade de armazenamento e vida útil mais longa (com ciclos mais altos de leitura e gravação de até 8 milhões e retenção de dados de até 17 anos) do que os SIMs comuns. Além disso, os SIMs M2M são feitos de materiais que os permitem operar em ambientes hostis com temperaturas e vibrações extremas, como climas desérticos ou árticos. A faixa de temperatura operacional típica dos SIMs M2M é de -25 ° C a 85 ° C, enquanto variantes mais duráveis projetadas para uso industrial e automotivo podem suportar temperaturas que variam de -40 ° C a 105 ° C.
Esses SIMs duráveis podem ser usados para veículos automotores, sensores remotos e outros dispositivos que precisam permanecer operacionais por muito tempo em ambientes hostis. Os casos de uso que exigem durabilidade do SIM além dos SIMs M2M padrão podem ter necessidades operacionais como:
- Faixa de temperatura estendida de -40 ° C a 105 ° C (cenários extremos de calor ou frio);
- Alta resistência contra corrosão, vibração e choque graças aos SIMs incorporados;
- Maior expectativa de vida e retenção de dados (mais de 10 anos).
A capacidade de sobreviver em condições ambientais adversas, manter os dados por um período mais longo e aumentar a expectativa de vida torna os SIMs M2M industriais e automotivos uma combinação perfeita para seus respectivos casos de uso de IoT.
Além disso, a vida útil mais longa em comparação com os SIMs padrão significa que você pode economizar no custo de substituição a longo prazo.
Diferentes fatores de formato
Os SIMs M2M vêm em todos os formatos e podem ser provisionados e gerenciados em tempo real. Você pode escolher entre diferentes fatores de forma do SIM que possuem os recursos corretos projetados especificamente para o seu caso de uso. Os SIMs vêm em três tamanhos ou formatos padrão: de 2FF a 4FF com uma opção de SIM incorporada – o MFF2. O tipo e o tamanho que você seleciona dependem do tamanho e da localização do seu dispositivo. Para garantir que está a tomar as melhores decisões para o seu negócio, é importante estar informado sobre todas as opções disponíveis.
A SUPERCHIP tem as melhores soluções e tecnologias para a sua empresa. Aqui você garante muitas vantagens, como preço fixo, gestão simplificada de todos os ativos, a maior cobertura nacional e zero surpresas na sua fatura.
Entre em contato conosco para saber como podemos te ajudar!