A Internet das Coisas (IoT) é responsável por conectar produtos, ativos, infraestruturas e está impulsionando novos desenvolvimentos e inovações na maioria dos setores. 

Ao conectar os veículos da frota à Internet, surgem novas oportunidades de eficiência nos negócios. Muitas empresas já se beneficiaram com essa oportunidade de conexão – a General Motors é um exemplo que tem mais de 12 milhões de carros habilitados para IoT. O rápido crescimento e os inúmeros benefícios associados a essa tecnologia significam que a indústria deve valer muito para o mercado de tecnologia. De acordo com o Market Research Hub, a indústria de IoT está avaliada em US$ 15.870 milhões até 2025.  

 Veículos conectados

Para prosperar em mercados competitivos, os operadores de frota precisam de dados atuais e precisos para maximizar a eficiência de cada veículo e de cada motorista. Usando a tecnologia IoT conectada, os operadores podem acompanhar a produtividade da frota, além de obter informações valiosas sobre o comportamento de direção e o desempenho do veículo. 

À medida que as soluções de tecnologia de IoT e inteligência artificial (IA) se tornam mais predominantes, as indústrias que utilizam frotas estão vendo vários benefícios, como: 

Ao se conectar à nuvem, os veículos podem ser monitorados quanto a falhas e gerar atualizações de manutenção proativas. Essas ferramentas inteligentes de avaliação de veículos ajudam a reduzir o custo de manutenção não planejada e o tempo de inatividade inesperado do veículo. A manutenção é mais fácil, pois os alertas instantâneos permitem que os gerentes de frota programem a manutenção em um momento conveniente tanto para a empresa quanto para o motorista. 

A tecnologia na cabine fornece feedback em tempo real aos motoristas, para que eles possam melhorar seu desempenho de acordo com os padrões de saúde e segurança da empresa. Esses dados também estão disponíveis para gerentes de frota que podem avaliar proativamente o desempenho e o comportamento do motorista para identificar necessidades de treinamento, questões disciplinares ou informar esquemas de premiação de funcionários.  

O dever de cuidado é aprimorado, pois as frotas inteligentes permitem a comunicação bidirecional, tornando mais fácil para a equipe manter contato com os motoristas. Isso pode ser usado de várias maneiras, desde o monitoramento do bem-estar até o fornecimento de alertas de emergência sobre a escolha da rota ou problemas no veículo. 

Os veículos conectados estão melhorando a eficiência do local de trabalho e facilitando a vida dos motoristas à medida que mais empresas adotam dispositivos de registro eletrônico. Esses processos automatizados economizam horas de administração gastas anteriormente no preenchimento de diários de bordo, planilhas de horas e formulários de milhagem. Dispositivos conectados usando tecnologia RFID, NFC ou Bluetooth também reduzem os tempos de carregamento do veículo para que os motoristas possam gastar menos tempo verificando estoque e mais tempo na estrada, reduzindo atrasos e melhorando a experiência do cliente. 

Os gerentes da cadeia de suprimentos usam a telemetria ao vivo para negociar com os fornecedores, fornecendo evidências de quilometragem realista e comportamento do motorista. Os custos podem ser economizados em serviços historicamente sobrecarregados, como seguros, onde a telemetria pode oferecer dados vitais. 

Depósitos conectados

Depósitos e gerentes de gestão de frota que introduzem soluções de IoT experimentam melhorias significativas. Embora o rastreamento de ativos não seja uma ideia nova, as novas tecnologias fornecem dados de rastreamento mais precisos e de itens individuais em comparação com a leitura periódica de código de barras. Especificamente, as etiquetas RFID permitem que os itens sejam rastreados com precisão em qualquer ponto da jornada de entrega.  

A tecnologia IoT pode melhorar a segurança de ativos e pessoas empregando sensores para desativar a funcionalidade até que o ativo esteja em um local seguro. A funcionalidade também pode ser usada para melhorar as condições internas de saúde e segurança, mantendo um ambiente de trabalho ideal. Essa poderosa tecnologia tem o potencial de salvar vidas e dinheiro, pois reduz o risco de acidentes na cadeia de suprimentos, além de reduzir as despesas associadas.  

Os gerentes de depósito podem usar a IoT para maximizar sua capacidade analisando as quantidades de estoque em tempo real e criando maneiras de maximizar a eficiência. Os requisitos regulamentares são uma parte importante do desempenho da cadeia de suprimentos. Os dados de IoT podem ser acessados ​​sob demanda e eliminam erros humanos, muitas vezes levando a reduções significativas de custos e a um sistema de armazém mais produtivo. A conectividade IoT também é totalmente escalável, de modo que o sistema e seus dados não serão afetados negativamente pelo rápido crescimento dos negócios. 

Embora a tecnologia atual dependa do processamento manual de números para identificar tendências de dados, o aumento da IA ​​aumentará ainda mais os ganhos à medida que os depósitos se tornarem capazes de responder a estímulos quase instantaneamente. Os depósitos também poderão redirecionar frotas e pacotes individuais para rotas alternativas para manter SLAs, eficiência e satisfação do cliente. 

A IoT está pronta para revolucionar completamente a maneira como as cadeias de suprimentos e os depósitos funcionam. Ele já está sendo adotado por grandes empresas em todo o mundo e, com o crescimento do setor, todas as companhias agora têm a chance de se beneficiar das muitas oportunidades interessantes possíveis neste novo mundo hiper conectado. 

A Superchip possui soluções de IoT e tecnologia M2M para o gerenciamento de frota. Acesse o site e se surpreenda com os benefícios de ser um parceiro Superchip. 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso