A IoT celular conecta dispositivos físicos à Internet por meio do uso de redes celulares. Os smartphones são alguns dos primeiros (e mais óbvios) exemplos de IoT celular – dispositivos que se conectam à Internet por meio da tecnologia celular. Os sinais de celular alcançam muitos lugares onde o Wi-Fi não está disponível.
A ampla cobertura do serviço de celular torna-o uma escolha prática para muitos casos de uso de IoT, especialmente quando os dispositivos estão em movimento ou espalhados por áreas remotas, como por exemplo os rastreadores de frota.
A SUPERCHIP te ajuda a entender melhor sobre essa tecnologia e como você pode se beneficiar. Continue a leitura!
O que é IoT celular?
IoT celular significa simplesmente conectar dispositivos IoT usando uma rede celular em vez de Wi-Fi, Bluetooth ou uma conexão de Internet com fio. Conforme o cenário da IoT se desenvolveu, muitos designers adotaram como padrão Wi-Fi ou Bluetooth para conectividade de dispositivo porque eles podem lidar com larguras de banda maiores e geralmente são mais baratos do que uma conexão de celular. Mas a tecnologia está mudando, tornando a IoT celular uma opção mais prática.
Evolução do 5G
À medida que o 5G continua a ser implantado em todo o mundo, a taxa de transferência de dados mais rápida da nova tecnologia e a capacidade de oferecer suporte à conectividade para muitos dispositivos ao mesmo tempo a tornam inestimável, permitindo, por fim, a visão de “IoT massiva” – muitos dispositivos conectados em uma ampla área – para se tornar realidade. A IoT massiva normalmente se refere a dispositivos alimentados por bateria e usam um baixo nível de energia.
Quais são os benefícios comerciais da IoT celular?
A IoT celular oferece muitos benefícios para as empresas que estão considerando uma implantação dessa tecnologia, especialmente se os dispositivos forem móveis ou posicionados em áreas remotas onde a cobertura de Wi-Fi pode não ser confiável. Então, vamos ver no que ela auxilia.
Grande área de cobertura
Como a IoT celular usa redes celulares existentes, os dispositivos não estão vinculados a nenhum local específico. Atualmente, muitos dispositivos IoT são limitados pelo alcance de um sinal Wi-Fi, mas a IoT celular permitiria o uso até mesmo em locais remotos se houver cobertura de celular.
Confiabilidade
A IoT celular remove a dependência de uma empresa de uma conexão de Internet estável no local do dispositivo, desde que haja um sinal de celular. Essa confiabilidade pode significar a diferença entre o sucesso ou a falha de uma implantação de IoT.
Melhor Segurança
Os dados enviados pela rede celular são criptografados, oferecendo um nível de segurança muito maior do que o Wi-Fi. (Embora os pontos de acesso Wi-Fi protegidos possam usar criptografia, não é tão confiável, então há uma chance maior de os dados serem vulneráveis a ataques cibernéticos.) Em redes IoT celulares, as informações são criptografadas por padrão, o que significa que os gestores não precisam tomar medidas extras para proteger os dados.
Analytics
Com a conectividade confiável da IoT celular, os dispositivos são mais capazes de coletar e transmitir dados em tempo real, permitindo que as empresas façam o melhor uso da análise.
Indústrias mais adequadas para aplicações de IoT celular
Embora o Wi-Fi e outras conectividades não celulares continuem a ser a melhor escolha para algumas situações e aplicações, muitos setores podem se beneficiar da incorporação da conectividade celular em suas implantações de IoT. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos de diferentes setores e o que a tecnologia celular traz para a mesa.
Prevenção contra furto
Rastreadores de ativos IoT celulares anexados aos ativos podem tornar o furto quase impossível, já que ele pode ser rastreado após o roubo – a menos que os rastreadores sejam removidos.
Rastreamento de entrega
Atualmente, a maioria dos caminhões e veículos são rastreados apenas quando fazem o check-in ou saem de um local de entrega. O destinatário é alertado quando a remessa atinge marcos ao longo do caminho, mas não pode prever o tempo exato de entrega. Isso pode ser problemático quando as matérias-primas são necessárias para iniciar a fabricação ou outros processos estão aguardando a entrega dos suprimentos. A IoT celular permite o rastreamento em tempo real dos veículos de entrega – de trens a caminhões e aviões – para que os destinatários possam antecipar a entrega com maior precisão.
Monitoramento de mercadorias em trânsito
Muitos produtos e materiais são sensíveis a mudanças de temperatura e umidade, como os químicos. Os dispositivos IoT celulares permitem que esses fatores sejam rastreados em tempo real para garantir a chegada segura de materiais voláteis – seja um envio de sorvete ou medicamento.
Gestão de rotas de transporte
Sistemas avançados de gerenciamento de frota detectam o tráfego e as condições climáticas ao longo da rota de um veículo e recomendam rotas alternativas conforme necessário. Em toda a frota, isso reduz o consumo de combustível e produz outros benefícios em economia de tempo e maior segurança. A IoT celular torna essas aplicações possíveis, fornecendo conectividade estável e atualizações constantes.
Manutenção preditiva
Saber com antecedência quando um ativo está à beira de uma avaria é uma grande vantagem para qualquer empresa. Os dispositivos IoT celular podem fornecer essa notificação antecipada, permitindo lidar com problemas emergentes antes que eles causem paradas inesperadas (e caras).
A SUPERCHIP pode ser aliada da sua empresa na hora de utilizar toda essa gama de benefícios proporcionados pela tecnologia IoT e M2M. Aqui você tem planos flexíveis de até 5 operadoras, gestão simplificada, sem taxas excedentes e nem surpresas na fatura.
Conheça mais das nossas vantagens e aproveite!