Concorrência acirrada, empresas de todos os setores enfrentam desafios e implementam novas tecnologias, como a IoT no varejo, que promete ter um papel decisivo para o futuro do setor, para atender aos novos hábitos de consumo da população, fornecer aos vendedores recursos para poderem oferecer a melhor experiência de compras e personalizar o atendimento. 

Há décadas o varejo enfrenta uma série de mudanças, desde a transformação da manufatura até o gerenciamento da cadeia de suprimentos, os bens produzidos e vendidos estão cada vez mais acessíveis, o que obriga às empresas do setor se adaptar para tornar sua operação mais eficiente. Com isso, o uso da IoT está ganhando uma grande força, pois oferece diversos benefícios para varejistas e clientes, por exemplo, tornando a gestão de estoque mais eficiente por meio de etiquetas e sensores RFID, permitindo um monitoramento em tempo real mais efetivo. 

Qual o papel da IoT no varejo

A IoT no varejo integra elementos da IoT tradicional e da IIoT (Internet das Coisas Industrial), agregando dispositivos inteligentes de rastreamento GPS, scanners RFID, sensores de movimento e computação em nuvem para ajudar a resolver os desafios logísticos enfrentados pelos varejistas. A tecnologia também auxilia lojas físicas e virtuais a entender o comportamento do cliente e oferecer promoções personalizadas ao coletar dados de diversos pontos da jornada de compra, além de tornar a gestão da cadeia de suprimentos mais segura. 

Saber o que os clientes compram, qual o caminho que eles fazem dentro da loja, como são os pedidos online, suas preferências de check-out, quais produtos eles pesquisam etc. são fatores essenciais para o sucesso de uma operação. Essas questões podem ser respondidas com o uso de sensores conectados à IoT e ajudam a transformar, também, o back-end da operação, como a gestão de suprimentos, pedidos, relacionamento com fornecedores, estoque, segurança e gerenciamento de equipes. 

Smart Store

Nos últimos anos, as empresas varejistas viram as vendas online dispararem. Devido à pandemia, lojas precisaram ficar fechadas e as empresas precisaram traçar novas estratégias para se adaptar e aderir rapidamente à digitalização. Entretanto, não foram apenas as lojas que mudaram, clientes ficaram ainda mais exigentes com prazos de entrega e qualidade dos produtos. 

Para atender aos novos hábitos, as empresas precisaram investir em sistemas IoT para a captura e análise de dados e tornar sua logística mais eficiente, agilizando a movimentação de mercadorias, gestão de estoque e investindo em embalagens inteligentes, além de se conectarem, como nunca havia sido feito, com seus clientes para fornecer conteúdo exclusivo e criar novas experiências. 

Experiência do cliente

Coletar o feedback dos clientes nunca foi tão importante. Lojistas podem implementar um sistema de Smart Feedback, que consiste em instalar totens pela loja para que os clientes avaliem sua experiência de compras. Sensores também pode acompanhar a jornada dos clientes, analisar seu comportamento e gerar insights que auxiliam nas vendas. Além disso, esses mesmos sensores podem identificar quais zonas dentro da loja são mais populares, permitindo posicionar produtos de maneira estratégica. 

Mapas de calor permitem identificar quais itens à venda estão bem colocados, ajudam a melhorar o layout da loja e identificam tendências de compras. Essas informações, então, podem ser usadas para tornar a experiência do cliente mais completa e criar um sistema de sugestões personalizado. 

Gestão de estoque

O tempo gasto pelos funcionários para acompanhar a disponibilidade de itens nas prateleiras poderia ser usado em funções mais importantes. Com a IoT, é possível implementar sistemas de PDVs inteligentes onde sensores monitoram os produtos e enviam informações para que o estoque possa ser reposto. 

Por meio de etiquetas RFID, leitores, sensores de peso e antenas, as prateleiras inteligentes monitoram os produtos e informam quando algum produto está acabando ou estão no local errado. Isso torna o serviço de reposição de produtos mais rápido e preciso, reduzindo o tempo necessário para o processo e ainda capturando informações importantes sobre os hábitos de compra dos clientes. Além disso, o RFID contribui para detectar possíveis roubos, reduzindo os custos com pessoal e câmeras de segurança. 

Descontos personalizados

A variedade de produtos e lojas disponíveis tornaram os clientes mais exigentes, exigindo que os varejistas ofereçam uma experiência de compra melhorada e completa, o que faz com que as empresas busquem maneiras de fidelizar esse cliente, seja na forma de descontos pessoais ou outras maneiras de recompensá-lo por ser fiel. 

Ofertas personalizadas, assistência para encontrar produtos que possam interessá-lo, checkout fácil estão entre as formas que a IoT pode auxiliar os varejistas a transformar a experiência dos clientes. Sensores podem identificar os clientes e, automaticamente, enviar sugestões de compras ou descontos sobre produtos que eles tenham se interessado anteriormente, maximizando as taxas de conversão. 

Cadeia de suprimentos

As tecnologias GPS e RFID contribuem para que as marcas consigam rastrear seus produtos por toda a cadeia de suprimentos, desde a produção até o armazenamento e a distribuição de produtos para as lojas e entrega para os clientes, todos os itens podem ser monitorados. Com isso, as empresas conseguem aprimorar a qualidade, rastreabilidade e atendimento ao cliente — que também podem rastrear facilmente seus produtos ou quando uma mercadoria voltar ao estoque. 

Essas informações permitem melhorar o transporte de mercadorias, identificando produtos armazenados da maneira incorreta e evitando perdas. O rastreio também contribui para reduzir a possibilidade de roubo de itens, falsificação ou outros problemas de segurança, tornando toda a operação mais eficiente e segura. 

Redução de custos

A monitoração da cadeia de suprimentos não significa apenas rastrear a localização de produtos. Sensores podem obter informações sobre a temperatura do produto, umidade, inclinação e até o tempo em que ele está em trânsito. Isso permite reduzir riscos com roubos, avarias ou extravio de itens que precisarão ser substituídos. Além disso, os insights gerados, se analisados corretamente, permitem tornar a gestão da cadeia de suprimentos mais eficiente, reduzindo custos com perdas e desperdícios. 

Dispositivos conectados podem ser instalados em carrinhos de compras, cestas, ferramentas e paletes para evitar que saiam das instalações. Esse sistema também facilita na localização de itens perdidos ou roubados, assim como manter o registro de bens e estoque atualizado. 

O futuro da IoT no varejo

Os dispositivos IoT estão se tornando cada vez mais baratos, por isso, de acordo com a Grand View Research, o mercado de IoT no varejo deve alcançar US$ 161 bilhões até 2028. Esse número deixa claro as possibilidades para o setor e o Superchip torna essa transformação mais simples e rápida. Conheça nossas soluções de conectividade M2M para as mais diversas aplicações. 

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