A telemática é um processo de transmissão de informações realizado em longas distâncias que combina as áreas de telecomunicações, com a comunicação em tempo real, e a ciência da informação que, na prática, significa o envio de informações digitais por meio da conectividade sem fio. Com o tempo, seu uso evoluiu, principalmente em relação à gestão de frotas, e assumiu o papel de monitoramento sem fio de veículos por meio de sensores e um sistema de GPS integrado. 

Na gestão de frotas, a telemática atua em conjunto com diversos sensores de IoT para capturar e enviar informações sobre o veículo, seu consumo, comportamento do motorista e diversas outras informações sobre o funcionamento do veículo para tornar o trabalho dos gestores de frota mais eficiente e produtivo, além de contribuir para reduzir custos com combustível e manutenção. 

Esses sistemas, normalmente, coletam informações sobre: 

  • Problemas de manutenção 
  • Localização do veículo em tempo real 
  • Rastreamento de ativos 
  • Uso do veículo 
  • Aceleração e frenagem fortes 
  • Curvas difíceis 
  • Tempo de marcha lenta 
  • Excesso de velocidade 
  • Consumo de combustível 

Com essas informações, os gestores podem melhorar seus processos de decisão, escolher as melhores rotas, identificar motoristas em risco, reduzir o consumo de combustíveis e despesas operacionais e, principalmente, melhorar a segurança da frota, motoristas e outros veículos. 

Como a telemática funciona

Normalmente, o dispositivo de telemática é conectado à porta de diagnóstico do computador de bordo do veículo e a um chip M2M para garantir a conectividade por todo o país, seja em 2G, 3G ou 4G. As informações, então, são coletadas e enviadas pela rede móvel para um servidor central que lê os dados e os exibe para a equipe de gestão de frotas para que sejam analisados. 

Entre os setores mais comuns que usam a telemática estão: 

  • Empresas de entregas e transportadoras 
  • Vendas e serviços de campo 
  • Logística 
  • Empresas de aluguel de carros 
  • Empresas de reboque 
  • Empresas de entrega de alimentos e bebidas 
  • Construção 
  • Serviços públicos 
  • Frotas de transporte público 
  • Viaturas de polícia, ambulância e outros órgãos públicos 
  • Indústrias de petróleo, gás e mineração 
  • Empresas de gestão de resíduos 

Por que instalar um dispositivo telemático?

A segurança é uma das principais razões para a implementação de uma solução telemática, treinamento, comportamento do motorista, notificações de incidentes e rastreamento de veículos também são fatores importantes. Além disso, o rastreamento em tempo real, relatórios e gestão de rotas, otimizadas pela telemática, melhoram a produtividade e permitem que as empresas do setor entregue um serviço mais completo aos clientes, com a redução nos prazos de entrega, por exemplo. 

Benefícios de um sistema de telemática

Os sistemas de telemática oferecem uma visão completa dos ativos de uma empresa, permitindo que os gestores de frota acessem informações remotamente, por meio de gráficos e mapas que identificam exatamente onde cada veículo se encontra. Além disso, há outros benefícios: 

  1. Custos com combustível
    O monitoramento via telemática permite que os motoristas tenham acesso às melhores rotas e possam rever seus hábitos de direção para obter maior eficiência no uso de combustível. 
  2. Produtividade
    A telemática contribui para que o gestor de frotas encontre as melhores e mais seguras rotas, além disso, a comunicação em tempo real fornece aos motoristas alertas sobre as condições das vias e informações sobre rotas mais livres. Isso permite que as empresas, também, informem os clientes sobre possíveis atrasos nas entregas. 
  3. Segurança
    Sistemas de diagnóstico fornecem alertas em relação a possíveis problemas mecânicos, identificando-os e corrigindo-os antes que se tornem um problema real. Os sistemas GPS também fornecem alertas sobre o trânsito e eventos meteorológicos para motoristas e gestores de frotas e os diversos sensores instalados no veículo monitoram o comportamento do motorista, gerando notificações sempre que hábitos inseguros forem detectados. 
  4. Conformidade
    Sistemas de telemática fornecem relatórios que tornam o cumprimento de normas e regras internas e externas de conformidade mais fáceis de serem seguidas, com alguns sistemas coletando e gerando relatórios de conformidade automaticamente. 

Aplicações da telemática

Como garante maior visibilidade de ativos e frotas, a telemática é muito utilizada em três áreas. 

Rastreamento de veículos

O rastreamento de veículos é fundamental para reduzir custos com perda ou roubo de cargas, além de monitorar a forma com que os motoristas dirigem (se estão cumprindo os horários de pausa e a rota prevista , por exemplo, e os prazos para entrega. 

Rastreamento de ativos

Da mesma forma, a telemática é essencial para rastrear ativos, além dos veículos da empresa, como máquinas pesadas usadas pelo setor de construção, que normalmente são deixadas no local de trabalho. Com isso, as empresas têm acesso a alertas sempre que uma máquina sai da área determinada. 

Manutenção preditiva

Monitorar o funcionamento de máquinas e equipamentos para detectar possíveis problemas que possam impactar no seu funcionamento é o foco da manutenção preditiva. Informações sobre a pressão dos pneus, nível de óleo, filtros, temperatura do líquido de arrefecimento, entre outros fatores, geram alertas se um problema é encontrado. Da mesma forma, quando uma peça precisa ser trocada, os sensores enviam informações para que a equipe de manutenção possa agir antes que o impacto seja maior e exija que o veículo seja retirado de uso por muito tempo. 

Rastreamento de segurança 

O tempo em que a tecnologia telemática monitorava apenas a localização do veículo já ficou para trás. Hoje, os sistemas coletam informações sobre freadas bruscas ou acelerações abruptas, que possam indicar um comportamento perigoso. Essas informações também podem ser usadas para reconstituir um acidente e combinam informações sobre localização, velocidade e outros fatores que possam ter influenciado no evento. 

Seguro

Com dados organizado e mais acessíveis, essas informações passaram a ser utilizadas em casos de sinistros de seguro. As empresas compartilham as informações com as seguradoras para obter uma melhor classificação e custos de prêmio mais baixos. Inclusive, no caso de acidentes, a telemática pode exonerar o motorista. 

Comunicação

Por meio do chip M2M, a telemática torna a comunicação mais assertiva entre o motorista e a equipe de gestão de frotas. Aliada ao rastreamento, a comunicação permite que alertas sejam rapidamente enviados, de forma a tornar a viagem mais tranquila e segura. 

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