A tecnologia IoT pode ser usada em celulares para conectar dispositivos físicos à Internet. Essa conexão permite que esses dispositivos transmitam e recebam dados, tornando-os parte da “Internet das Coisas” (IoT).   

Esse é o tipo mais popular de conectividade IoT, principalmente porque oferece excelente cobertura, simplifica a implantação global, estabelece uma conexão mais segura do que outras redes compartilhadas, funciona bem em aplicações móveis, internas e externas e suporta largura de banda baixa e alta. 

Para que é usada a tecnologia IoT celular?

Alguém corta a energia de uma instalação privada, desativando o sistema de alarme baseado em Wi-Fi. Eles invadem o prédio, sem saber que o sistema de alarme tem uma conexão celular de backup, acionando um alerta para o proprietário do prédio por meio de um aplicativo em seu telefone. As câmeras de segurança alimentadas por bateria detectam o movimento e iniciam automaticamente o upload de imagens para a nuvem, onde o proprietário pode visualizá-las remotamente. 

A IoT celular é adequada para uma ampla gama de aplicações em ambientes internos e externos. É usado em tudo, desde carros autônomos até smartwatches. Mais amplamente, a IoT celular é ideal para logística, fabricação, rastreamento de ativos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, serviços de emergência, saúde e segurança.  

 A maior limitação da conectividade celular sempre foi a duração da bateria e o consumo de energia. Mas as redes de longa distância de baixo consumo e os avanços na tecnologia possibilitam que os dispositivos IoT celulares economizem energia quando não estiverem em uso, e os sensores celulares modernos podem transmitir pequenos pacotes de dados sem consumir muita energia.  

A vantagem da conectividade celular

As redes celulares têm vários fatores-chave que as tornam tão populares entre os fabricantes de IoT. Quando se trata de conveniência, cobertura e segurança, é difícil para outras soluções de conectividade competir com o celular. 

Cobertura global

Para implantações globais de grande escala, a conectividade M2M é geralmente considerado o método mais confiável e benéfico. Você não precisa criar uma nova infraestrutura para cada nova implantação – só precisa se conectar a uma rede que já está instalada. À medida que você implanta em novos países, sua operadora de celular pode ter acordos de roaming com outra operadora que cubra essa região. Caso contrário, você pode selecionar uma nova operadora com cobertura local, mas precisa ajustar seu processo de logística para garantir que o SIM certo chegue ao país certo. 

Autenticação integrada

As redes celulares usam cartões SIM para autenticar dispositivos, associá-los a um assinante legítimo e fornecer conectividade segura. Os hackers podem falsificar endereços IP, mas não podem falsificar a identidade de um assinante, que é armazenada em um cartão SIM. 

Conectividade segura

Quando seu dispositivo se conecta ao Wi-Fi de um cliente, ele compartilha a conexão com todos os outros dispositivos nesta rede. Se esses dispositivos tiverem um problema de segurança, isso colocará seus dispositivos em risco – e o inverso também é verdadeiro. Conectar-se a uma rede celular mantém seus dispositivos separados dos outros dispositivos conectados à Internet de seus clientes. Os fabricantes precisam levar a sério a segurança da tecnologia IoT, e a conectividade celular oferece várias vantagens de segurança, começando com a rede à qual seus dispositivos se conectam.  

Tipos de usos de tecnologia IoT celular de redes móveis

Ao longo dos anos, as redes celulares cresceram exponencialmente mais rápido e mais poderoso. Mas para os fabricantes de tecnologia IoT, potência e velocidade geralmente não são os principais fatores a serem considerados. As redes celulares de última geração podem significar maior consumo de energia e menos cobertura também. A rede que você planeja usar afetará o alcance, a cobertura, a frequência, o uso de energia, o tamanho do modem, o custo e a longevidade do seu dispositivo. 

Com certeza você já ouviu falar em redes 2G, 3G, 4G e 5G, mas talvez você não saiba muito sobre as diferenças entre elas. De um modo geral, quanto mais avançada for uma rede, mais energia os dispositivos conectados consumirão enquanto estiverem no “modo ocioso”, mas menos energia eles consumirão para fazer download ou upload de grandes quantidades de dados. Redes mais complexas também tendem a ter modems mais caros. 

Segurança de tecnologia IoT celular

Conectar-se à Internet sempre criará desafios de segurança. Como os dispositivos IoT geralmente têm dados confidenciais, é importante pensar em como você protegerá seus clientes e como várias opções de conectividade afetam as vulnerabilidades do seu dispositivo.  

O acesso remoto possibilita aos fabricantes solucionar problemas de dispositivos IoT localmente ou em campo, mas também torna esses dispositivos vulneráveis ​​a hackers. As redes privadas virtuais (VPNs) permitem que você crie conexões seguras com seus dispositivos, mas se você estiver usando Wi-Fi para facilitar sua conectividade IoT, isso se tornará muito mais desafiador – você terá que gerenciar VPNs diferentes para locais de clientes diferentes.  

Com a conectividade celular, você pode fornecer a cada dispositivo um endereço IP estático privado, que permite gerenciar todos os dispositivos em todos os locais do cliente com uma única VPN. 

Se um hacker comprometer um dispositivo IoT conectado por Wi-Fi ou um computador na mesma rede, ele poderá usá-lo para acessar outros dispositivos aos quais está conectado. Com a tecnologia IoT celular você pode usar um firewall de rede celular para garantir que cada dispositivo não se torne uma porta de entrada para os outros. 

O Superchip tem diversas soluções para as áreas de Segurança Eletrônica, Rastreamento Veicular, e Gestão de Frotas. Conosco você não precisa se preocupar com taxas adicionais e nem com a quantidade de megas gastos, deixe que disso a gente cuida. 

Aproveite as nossas vantagens e venha para um mundo mais tecnológico!  

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso