Começar um negócio não é algo fácil, há diversos desafios que precisam ser vencidos e, muitas vezes, isso exige mais que apenas investir dinheiro, exige ideias inovadoras, determinação e confiança. Mas, antes de pensar em abrir uma empresa de rastreamento veicular, é bom entender o que isso significa.
Basicamente, o serviço de rastreamento de veículos monitora a localização de veículos e outros ativos. Consiste em um dispositivo que transmite as informações que são recebidas por uma central de monitoramento e conta com um site ou aplicativo que mostra exatamente o local em que determinado veículo se encontra, entre outras informações.
Esses sistemas trazem um dispositivo de GPS instalado e são monitorados por satélites que rastreiam e transmitem as informações de localização à empresa de rastreamento. Sistemas modernos, contam também com o recurso de acelerômetro, que detecta movimentos bruscos de aceleração ou frenagem, assim como movimentos laterais.
O rastreamento de veículos é muito utilizado por empresas que precisam rastrear suas frotas, como uma locadora, e por companhias de seguros.
Passos para abrir uma empresa de rastreamento veicular
Abrir uma empresa, em qualquer área, exige um mínimo de conhecimento sobre o setor e seguir algumas práticas que tornam o processo mais simples e com mais chances de ser um sucesso.
Plano de negócios
Criar um plano de negócios é fundamental para compreender a viabilidade do negócio. O plano define os objetivos da empresa e analisa aspectos estratégicos, de mercado, técnicos, financeiros e de marketing. É por meio desse plano que o empreendedor entende os pontos fortes e fracos do projeto, traça sua estratégia financeira – com previsão dos custos iniciais, estimativa de capital de giro e todas as receitas e despesas esperadas – e estuda o mercado – analisa fornecedores, concorrentes e o público-alvo – para entender os desafios e oportunidades que a nova empresa pode ter pela frente e definir quais produtos e serviços podem ser oferecidos.
Modelo de rastreador veicular
A qualidade do rastreador é essencial para o sucesso da empresa e, sempre, deve ser equipamentos homologados pela Anatel. Podem ser um pouco mais caros, mas são muito mais seguros. A melhor solução é optar por um chip com a tecnologia de comunicação M2M, como a oferecida pela Superchip, pois traz mais segurança e disponibilidade dos dados, além de travar menos que outros sistemas, tornando o rastreamento seguro e confiável.
Plataforma de rastreamento
Reduzir custos é fundamental para qualquer empresa, mas para uma que está entrando no mercado é um fator que pode determinar seu sucesso. Então, é necessário contar com ferramentas que entreguem o melhor custo-benefício e que permitam, ainda, aprimorar os serviços oferecidos aos clientes, melhorando sua experiência. Ou seja, nem sempre o mais barato é o mais indicado para o projeto.
Parcerias estratégicas
Um bom relacionamento com fornecedores também causa impactos positivos nos negócios e podem, inclusive, influenciar o preço cobrado pelos serviços que serão oferecidos. Boas parcerias permitem descontos e condições de pagamento mais vantajosas para a empresa, reduz prazos de entrega de mercadorias e, assim, evita a paralização da operação causada pela falta de algum insumo.
Invista em marketing
Mesmo negócios inovadores, com público-alvo bem detalhado e dinheiro sobrando, se não forem conhecidos, provavelmente irão desaparecer rapidamente. Então, criar uma estratégia de marketing é mandatório, pois é por meio dessa estratégia que o público-alvo irá conhecer os produtos e serviços oferecidos e prospects serão conquistados. O marketing digital, para uma empresa iniciante, é o melhor caminho para isso.
Obviamente, começar um novo negócio no mercado de rastreamento veicular pode trazer desafios que, em um primeiro momento, são muito difíceis, mas seguindo as práticas acima, é possível reduzir os riscos inerentes ao negócio.
A Superchip oferece a melhor conectividade M2M, permitindo uma gestão descomplicada para rastreamento de veículos. Saiba mais.