Enfrentar problemas de conexão com rastreadores veiculares é, sem dúvida, uma das piores sensações para os gestores de frota. Apesar dessa tecnologia estar avançando cada vez mais, ainda existem alguns problemas recorrentes que precisam ser acompanhados de perto, como questões geográficas, instalações inadequadas, aparelhos danificados, entre outros.  

Tipos de rastreadores veiculares

Existem três modelos de rastreador veicular disponíveis no mercado: rastreador via satélite, radiofrequência e GPRS, cada um possui suas características e é apropriado para diferentes funções. Entenda: 

Rastreador via GPRS   

Rastreadores por GPRS (General Packet Radio Services), funcionam da mesma forma que os telefones celulares, ou seja, precisam de uma torre de sinal. Vale destacar que a qualidade da conexão atua de acordo com a operadora e região escolhida para prestar o serviço. Algumas possuem uma rede mais forte e outras que trabalham com muitas torres, tornando a conexão mais ampla. É preciso pesquisar sobre as vantagens de cada empresa de rastreador e identificar qual a mais apropriada para o serviço em questão.    

Rastreador via satélite   

O modelo de transmissão via satélite é muito utilizado em zonas mais afastadas das cidades, pois a conexão com internet é mais remota, dificultando a conectividade e atrapalhando o monitoramento. No entanto, esses dispositivos podem sofrer interferências externas, como locais fechados, túneis ou locais com muita árvore. Por isso, é preciso estudar e pesquisar sobre as rotas que a empresa pode fazer e sobre os locais em que os veículos irão passar para não atrapalhar a conexão com rastreadores veiculares via satélite.    

Rastreador via radiofrequência    

O rastreador de radiofrequência utiliza a emissão de ondas eletromagnéticas para efetuar o monitoramento do veículo. Esse modelo é capaz de identificar a localização do carro até em ambientes fechados.    

Quais são os problemas comuns na conexão dos rastreadores veiculares e como evitá-los    

Apesar dessa tecnologia apresentar tantos pontos positivos, ela também apresenta alguns pontos negativos que podem prejudicar o desempenho do rastreador. Saiba quais são:   

 Configurações do aparelho   

A principal configuração dos aparelhos de rastreio e monitoramento é a APN (Access Point Name). É importante monitorar se essa e outras configurações estão ativadas da forma correta, caso contrário, o equipamento não funcionará como esperado, atrapalhando o monitoramento.   

Outra configuração importante é sobre o SIM, verifique se o chip está on-line e se o IP (Internet Protocol) está correto. Manter a conexão de internet ativada e estável é um dos pontos mais importantes das configurações do aparelho, sem ela, não é possível realizar a leitura de dados e o monitoramento.   

 Questões geográficas    

É comum que aspectos geográficos interfiram no funcionamento dos rastreadores veiculares, por isso, é fundamental analisar a região que em que o veículo irá transitar e estudar qual o melhor tipo de rastreador para o percurso.    

Instalação inadequada    

Fazer a instalação do equipamento de forma incorreta pode interferir significativamente no seu funcionamento, por isso é fundamental ler o manual de instruções ou contar com a ajuda de um profissional experiente que possa oferecer ajuda na instalação. Por exemplo, se o aparelho for instalado próximo a algo de metal ou a algum espelho pode afetar diretamente no seu funcionamento prejudicando os sistemas de rastreadores veiculares da empresa.    

 Outro ponto importante é o chip, fiquei atento se o mesmo pode oferecer as condições de conexão que sua empresa necessita.    

Faça testes    

A realização de testes serve para prevenir possíveis problemas e falhas nos rastreadores veiculares que podem prejudicar o funcionamento do aparelho. Fique atento em relação à bateria, quando está fraca prejudicar a captação de sinal. Quando finalizar a instalação, faça testes com o produto e verifique se todas as funções estão de acordo com o descritivo.   

 O Superchip sabe das necessidades dos clientes, por isso desenvolveu chips especificamente para aplicações M2M para atuar no rastreamento veicular. Possuímos planos flexíveis, zero taxas, pacotes com até 5 operadoras e muito mais. Conheça nossas vantagens e mude agora para o Superchip! 

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso