O eSIM é igual ao chip SIM que conhecemos? Sabemos que todo serviço de IoT que é alimentado por conectividade celular precisa de um chip SIM, que serve essencialmente como um identificador para a operadora escolhida, permitindo que você acesse a rede sem problemas.

No entanto, e se você estiver indeciso sobre com qual operadora deseja fazer parceria? Afinal, se você possui um smartphone, sabe que os acordos tradicionais de telecomunicações costumam vir acompanhados de compromissos rígidos de longo prazo.

Melhor ainda, e se você planeja levar seu dispositivo com SIM para outro país? Sem a capacidade de mudar remotamente para outra operadora, você terá que pagar taxas exorbitantes de roaming para pedir emprestado a cobertura de outra operadora que poderia muito bem ser sua.

Como alternativa, você pode cancelar seu contrato com a operadora A para a operadora B, no entanto, isso exigiria a espera pela entrega do novo chip. Além disso, ao retornar de sua viagem para outro país, você enfrentaria um problema semelhante e precisaria voltar à operadora A para cobertura de rede local.

Leia o artigo da SUPERCHIP até o fim e entenda mais sobre.

O que é um cartão eSIM?

A tecnologia eSIM é exatamente o que parece – um cartão eletrônico eSIM que é incorporado ao seu dispositivo durante o processo de fabricação. Apresentado como a próxima geração de comunicações celulares, este novo desenvolvimento oferece aos mercados IoT e M2M incontáveis ​​benefícios, incluindo eficiência operacional, flexibilidade de design, segurança do dispositivo, escalabilidade contínua e muito mais.

Eficiência operacional

Seja um smartphone ou um rastreador GPS IoT, ter um eSIM integrado permite que os usuários mudem de operadora remotamente sob demanda. Isso não apenas economiza tempo e dinheiro com a troca física dos chips SIM, mas também permite que os gerentes de projeto de IoT sincronizem perfeitamente cada dispositivo com cada operadora com base na localização do dispositivo a qualquer momento.

Isso pode ser particularmente útil quando você está migrando milhares de dispositivos IoT para outro país e precisa conectá-los rapidamente a uma nova operadora de rede.

Além do mais, a tecnologia eSIM ainda oferece suporte à funcionalidade dual-SIM, o que pode ser especialmente conveniente para projetos IoT e M2M que estão dentro de dois países a qualquer momento.

Flexibilidade de Design

Além disso, os chips eSIM não são apenas menores – e mais eficientes em termos de energia – do que os chips SIM convencionais, mas, como são incorporados durante a fabricação, não exigem um espaço dentro do dispositivo para suportá-los.

Embora isso possa parecer um detalhe menor, muitos mercados de IoT – especialmente wearables – se beneficiam muito com o tamanho reduzido do dispositivo, que pode se traduzir em maior poder de processamento, mais vida útil da bateria ou simplesmente menos peso geral. Por esse motivo, muitos novos dispositivos de consumo estão optando por usar chips eSIM em vez dos chips SIM mais antigos, incluindo o Google Pixel 2 e o Apple Watch Series 3 e 4.

Segurança do dispositivo

Outro benefício de ter eSIM embutidos no dispositivo é que isso limita qualquer acesso a ameaças externas que podem comprometer a segurança do dispositivo. Isso é especialmente importante para dispositivos IoT que estão sendo usados ​​na área médica, onde sua funcionalidade pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

Escalabilidade Perfeita

A maioria dos projetos de IoT não é desenvolvida para uma única cidade ou região. Eles têm ambições maiores, seja um único caso de uso que é replicado em todo o mundo ou um projeto que se expande para atender à demanda global. A tecnologia eSIM permite que qualquer um desses tipos de projeto de IoT prospere, fornecendo a base para os usuários gerenciarem e monitorarem com segurança e remotamente dispositivos IoT em massa com o mínimo de manuseio físico.

Qual cartão eSIM devo escolher?

Independentemente do seu setor, a tecnologia eSIM oferece flexibilidade, desempenho e escalabilidade que podem diferenciar seu projeto da concorrência. No entanto, qual chip eSIM você deve emparelhar com o dispositivo? Além disso, qual conectividade de celular forneceria mais valor ao seu projeto de IoT?

A SUPERCHIP sabe das necessidades exclusivas de nossos clientes, por isso desenvolveu chips eSIM especificamente para aplicações IoT e M2M, com planos flexíveis para até 5 operadoras, gestão simplificada, zero taxas e MUITO MAIS.

Saiba quais são as nossas vantagens e mude agora para a SUPERCHIP!

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso