O que exatamente é um cartão SIM M2M? Qual é a diferença entre um cartão SIM normal para um cartão SIM M2M e por que devo usá-los? Estas são algumas das perguntas mais básicas quando se trata do tópico de cartões SIM M2M e nesta postagem do blog, queremos fornecer as respostas mais importantes.
O que é um cartão SIM M2M?
Para entender o que são os cartões SIM M2M, é necessário explicar o termo M2M. Esta é, na verdade, a abreviação do termo comunicação máquina a máquina. Sabendo disso agora, é fácil entender que os cartões SIM M2M são para aqueles produtos que transmitem informações de uma máquina para outra. Para facilitar o entendimento, você também pode imaginar que através desses cartões SIM os dispositivos têm a capacidade de conversar entre si.
Mas quais dispositivos exatamente se referem a isso?
Quer saibamos ou não, em nossas vidas diárias, muitas vezes encontramos produtos alimentados por cartões SIM M2M – por exemplo, dispositivos domésticos inteligentes, sensores, dispositivos industriais e médicos. Esses produtos precisam se comunicar uns com os outros ou, muito comumente, com aplicativos baseados em nuvem para serem totalmente funcionais.
Qual é a diferença entre os cartões SIM M2M e os tradicionais?
Conforme descrito acima, os cartões SIM M2M são projetados para se comunicar entre dispositivos e para aplicativos de duas máquinas no sentido norte. Assim, os principais casos de uso de cartões SIM M2M estão nos setores automotivo, industrial, de logística e telemática e médico. Em contraste, os cartões SIM tradicionais são usados principalmente em dispositivos de consumo, como smartphones ou tablets. Mas esta não é a única diferença entre esses dois tipos de cartões SIM. Por outro lado, também diferem nos seguintes pontos:
- Durabilidade
Ao contrário dos cartões SIM normais, os cartões SIM M2M são frequentemente usados em áreas remotas onde prevalecem condições adversas. Como os cartões SIM normais usados para dispositivos de consumo não são feitos para essas condições, os cartões SIM M2M são projetados para suportar mais. Além disso, os cartões SIM M2M podem durar até uma década.
- Maior capacidade de armazenamento
Outra diferença entre os cartões SIM M2M dos normais é que eles têm uma capacidade de memória maior. Muitas vezes, os dispositivos IoT são colocados em locais remotos e muitos dados são enviados para lá, que não podem ser excluídos regularmente.
- Escalabilidade global e capacidade de roaming
Como em muitos casos de uso de IoT e M2M, a mobilidade dos dispositivos e a comunicação entre fronteiras é um requisito fundamental; os cartões SIM M2M são normalmente atribuídos a tarifários com estruturas de custos regionais harmonizadas. Os cartões SIM M2M e a conectividade celular IoT são as únicas maneiras de alimentar com sucesso uma rede internacional e até mesmo em escala global, especialmente com eSIMs M2M. Podemos permitir que os dispositivos enviem e recebam dados de qualquer lugar com cobertura de celular usando um cartão SIM M2M (que está praticamente em qualquer lugar do mundo).
- Segurança
Como resultado, na rede principal dos provedores de rede móvel, o tráfego de conexões M2M é mais comumente isolado do restante do tráfego de dados. Normalmente, os pontos de acesso privados, ou APNs, são usados para conseguir isso.
- Plataforma de gerenciamento
Outra diferença crítica é que os cartões SIM M2M geralmente são gerenciados por meio de uma plataforma. Isso permite que você gerencie os vários cartões SIM e seus dispositivos finais em um portal.
- Contabilidade
Ao contrário dos cartões SIM comuns, são oferecidas tarifas de dados especiais para cartões SIM M2M. Além disso, a abordagem padrão de pool de dados permite que o volume de dados não utilizado de um dispositivo seja repassado para outros dispositivos. Como resultado, os pacotes tarifários costumam ser mais bem aproveitados.
Conheça o SUPERCHIP e transforme a conectividade da sua empresa.