O chip M2M, é um Módulo de Identidade de Assinante que, como o nome diz, é voltado para a conectividade máquina com máquina, que pode ser um chip M2M pré-pago ou um chip M2M pós-pago. Com ele, é possível identificar os dispositivos conectados à rede de telefonia celular e garantir acesso de forma a evitar interrupções no compartilhamento de dados.
Assim como acontece com os chips tradicionais, um chip M2M pré-pago permite pagar antecipadamente pelo serviço. Com isso, o contratante adquire uma quantidade definida de dados que podem ser usados durante o mês. Assim que essa quantidade se esgota, é necessário colocar mais saldo no chip para que a comunicação não seja interrompida.
Já um chip M2M pós-pago, é, normalmente, relacionado a um contrato que é pago mensalmente para ter acesso aos serviços. Da mesma forma que o chip pré-pago, existe uma quantidade definida de dados que podem ser utilizados que, quando ultrapassada, gera uma cobrança pelo uso adicional.
Portanto, a diferença entre um chip M2M pré-pago e um chip M2M pós-pago é a forma de pagamento, no pré-pago o pagamento é feito antecipadamente e no pós-pago esse pagamento é realizado de forma recorrente.
Qual o melhor? Chip M2M pré-pago ou chip M2M pós-pago
Não existe uma resposta correta para essa questão. Na verdade, a melhor escolha vai depender de diversos fatores como: casos de uso, dispositivo utilizado e, principalmente, consumo de banda. Ou seja, a melhor opção é aquela que atende às necessidades de conectividade da empresa e reduza os riscos de interrupção. Além disso, é preciso analisar a qualidade e estabilidade da conexão, segurança, atendimento oferecido aos clientes, entre outros fatores que vão além da forma de pagamento.
Benefícios do chip M2M pré-pago
Assim como o chip tradicional, o chip M2M pré-pago tem como principal vantagem não atrelar os serviços a um contrato mensal, permitindo que a organização recarregue a conta quando precisar. Para iniciativas IoT pontuais, em que seja necessário monitorar equipamentos e dados por um determinado tempo, essa pode ser a melhor opção, já que permite controlar gastos e oferece custos menores, que variam de acordo com a forma que os recursos são utilizados.
Por outro lado, é preciso monitorar o uso dos serviços para que, por exemplo, a banda disponível não seja consumida antes do prazo, se isso acontecer, é necessário fazer uma nova recarga.
Benefícios do chip M2M pós-pago
O chip M2M pós-pago está atrelado a um plano que é renovado mensalmente, desde que as faturas sejam pagas. Isso garante que os serviços sejam renovados sem que o contratante tenha que se preocupar em fazer recargas e, no caso de consumir totalmente a banda disponível, será cobrado um adicional relativo ao consumo superior, sem que haja interrupção nos serviços, além disso, normalmente, os pacotes de dados contratados nessa modalidade são maiores que no modelo pré-pago.
Dessa forma, o chip M2M pós-pago é voltado para iniciativas IoT que exijam conectividade em tempo integral por um longo período de tempo. Entretanto, em alguns casos, na contratação de um plano pós-pago, a operadora pode exigir um prazo de fidelidade, que pode implicar em multas caso o contrato seja cancelado antes do prazo especificado em contrato.
Como o chip M2M funciona
Um chip M2M, por ser uma variação dos cartões SIM tradicionais, trazem basicamente os mesmos recursos. Ou seja, estabelecem uma conexão entre máquinas e transferem dados entre um dispositivo e uma rede, no caso, uma rede IoT. Exatamente por essa similaridade, é possível usar chips tradicionais em dispositivos IoT, embora isso não seja recomendado, já que esses chips não contam com requisitos de durabilidade ou conectividade que atendam às necessidades de uma iniciativa IoT.
O chip M2M precisa, além de manter os dispositivos conectados, suportar gerenciamento remoto e entregar uma maior resistência às mais diversas situações, como ventos fortes, mudanças de temperatura, chuva e umidade e movimentos bruscos. Exatamente por isso, a vida útil de um chip M2M pode chegar a dez anos, contra, em média, três anos do chip tradicional.
São três os modelos de chip M2M:
Chip M2M padrão
São projetados para a IoT, mas não são integrados aos dispositivos. Dessa forma, são indicados para dispositivos IoT instalados em ambientes controlados e menos hostis.
Chip M2M industrial
Mais duráveis que os chips padrão, são projetados para suportar condições extremas, mudanças bruscas de temperatura, vibrações, corrosão e outras condições adversas.
Chip M2M automotivo
São semelhantes ao chip industrial, mas voltados para veículos automotivos. Da mesma forma, são resistentes a temperaturas extremas e vibrações.
Funcionalidades do chip M2M
Os chips M2M oferecem uma série de recursos para aplicações IoT, sendo seu uso mais flexível que os chips tradicionais. Por permitirem uma comunicação com maior qualidade e a grandes distâncias, são essenciais para o monitoramento de frotas, sistemas de segurança, dispositivos médicos e industriais e para oferecer soluções de trabalho remoto.
Além disso, oferecem um melhor potencial de roaming, o que permite sua implementação em qualquer local, com pacotes de dados mais econômicos e usam um sistema central de gerenciamento que permite acesso, ativação ou desativação de vários SIMs em um único local. A segurança também é um fator essencial dos chips M2M.
Como as conexões de dados M2M são separadas do tráfego normal, o chip M2M oferece recursos de segurança superiores em comparação ao chip tradicional – APNs, que permitem que apenas chips M2M pré-aprovados se conectem à rede, e VPNs, que criam túneis seguros e criptografados para o tráfego de dados, tornando as informações invisíveis para usuários não autorizados.
Melhores soluções de chip M2M
O Superchip oferece soluções para rastreamento, segurança eletrônica e gestão de frotas que facilitam o dia a dia das empresas. As soluções oferecem serviços completos que permitem a compra, gerenciamento e cancelamento de linhas em um único lugar, sem precisar entrar em contato com um atendente. Além disso, o Superchip garante cobertura em todo o Brasil por meios das redes 2G, 3G 3 e 4G, com os mais altos padrões de segurança e criptografia de dados.
Entre em contato e conheça nossos serviços, saiba como reduzir custos sem perder qualidade com o Superchip.