A implementação da telemetria no monitoramento de veículos é essencial para as empresas de transporte, principalmente em relação à manutenção preditiva, pois permite um controle mais eficiente de máquinas e equipamentos, além de fornecer às empresas informações importantes sobre o funcionamento da frota, maneira com que os motoristas dirigem e custos com combustível. 

A facilidade em capturar dados em tempo real e transformar esses dados em inteligência, garante que gestores de frota consigam manter seus veículos rodando em ótimas condições, sem correr riscos de quebras por falta de manutenção, o que também melhora a segurança de motoristas, eficiência e a lucratividade. 

A manutenção preditiva torna o trabalho de monitorar milhares de sistemas em cada veículo mais fácil. São ajustes, substituições de peças, manutenção devido à quilometragem, entre outros fatores, que precisam ser analisados para manter a produtividade da frota, já que, apenas um dia fora de serviço, pode custar cerca de 60 reais (valor que pode variar de acordo com o CFM (custo fixo mensal – que envolve IPVA, DPVAT, licenciamento, seguros, manutenção, entre outros.), número de horas trabalhadas em um mês e taxa de remuneração e administração, e isso sem levar em consideração fatores como a depreciação do veículo e perda de oportunidades de negócio, o que podem elevar em muito esse valor.  

Ou seja, um veículo parado pode não gastar combustível ou pneus, mas continua gerando despesas. 

Além de contribuir para manter a frota na estrada, a manutenção preditiva contribui para: 

  • Reduzir o consumo de combustível 
  • Melhorar a confiabilidade do veículo 
  • Reduzir avarias 
  • Aumentar o valor de revenda 
  • Melhorar a segurança e satisfação do motorista 
  • Reduzir violações e multas 

Benefícios da manutenção preditiva

Em um país como o Brasil, em que o transporte de cargas, basicamente, é feito por via terrestre – pesquisa da CNT mostra que mais de 60% da produção brasileira é transportada elo modal rodoviário, movimentando mais de R$ 365 bilhões por ano -, manter a frota em bom estado é um dos maiores desafios de gestores de frota, que precisam rodar com o menor custo possível, mas mantendo a eficiência e pontualidade. 

O monitoramento da frota não é algo recente, existe há mais de 180 anos. Tacógrafos foram criados, originalmente, para monitorar o desempenho de trens, e isso lá em 1844. Com o passar dos anos, veículos rodoviários comerciais passaram a contar com tacógrafos mecânicos, por meio de cartões perfurados e selados em uma unidade inviolável aparafusada na cabine. Esses cartões eram retirados pelo gestor de frota e enviados para análise. 

Hoje, esse sistema de monitoramento é muito mais inteligente e garante análises em tempo real, tornando a manutenção preditiva mais eficiente. 

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é focada no monitoramento de ativos para identificar possíveis problemas que podem impactar no funcionamento de máquinas e equipamentos. Esse sistema consiste no uso de sensores integrados a um sistema que coleta informações, analisa os dados e realiza os ajustes necessários para que o equipamento continue funcionando normalmente, ou envia um alerta para que a equipe de manutenção faça esses ajustes ou troque as peças necessárias. 

Em um momento que administrar a frota se torna um processo cada vez mais complexo, a telemetria tradicional já não dá mais conta da tarefa, tornando a adoção de um sistema de manutenção preditiva obrigatório para prever possíveis falhas em um veículo e agir para que ele não fique muito tempo parado. 

Óleo do motor

Manter o nível do óleo do motor no ponto correto evita colocar pressão extra no funcionamento do motor, reduzindo o consumo de combustível em mais de 2%. Além disso, ao monitorar o nível do óleo constantemente, é possível usar óleos de baixa viscosidade que também melhoram o consumo. Outro ponto que a manutenção preditiva atua é no cronograma de troca de óleo, sendo possível programar os intervalos corretos, de acordo com a quilometragem, do tipo de lubrificante em uso e dos filtros.  

Escape e filtros de partículas

Sistemas de admissão e escape ineficientes podem aumentar o consumo em até 5%. Da mesma forma, filtros de ar sujos prejudicam o funcionamento dos modelos de controle do motor, que passam a queimar ainda mais combustível. Um sistema de monitoramento dos filtros e dos sistemas de admissão e escape reduz esse problema e permite saber exatamente o momento de troca dos filtros e fluídos. 

Arrefecimento do motor

O sistema de arrefecimento é fundamental para o bom funcionamento dos veículos. Níveis baixos do líquido de arrefecimento forçam a ventoinha, aumentam o consumo de combustível e geram problemas de superaquecimento, que pode danificar peças e exigir reparos caros e demorados. 

Compressor de ar

Compressores de ar devem funcionar no máximo 25% do tempo de operação de um veículo. Se esse tempo for superior pode resultar em aumento de 2% no consumo de combustível, além de indicar alguma falha no sistema. A manutenção preditiva, então, pode tornar mais fácil detectar o problema antes que ele impacte no funcionamento do veículo. 

Alinhamento

Rodas desalinhadas aumentam a resistência no deslocamento e, obviamente, exigem mais força do motor para fazer o veículo se mover. Em linha reta, o consumo aumenta em até 2,2% e basta apenas um quarto de grau fora do alinhamento para aumentar o desgaste dos pneus.  A manutenção preditiva identifica o desalinhamento antes que ele prejudique o consumo e os pneus. 

Pressão dos pneus

Pneus com pressão insuficiente aumenta o consumo de combustível em 1% a cada 10 psi de pressão baixa. Além disso, pneus com baixa pressão superaquecem com maior facilidade e podem estourar. Flutuações sazonais de temperatura podem exigir um aumento ou redução de cerca de 2 psi, o que exige monitoramento constante. Da mesma forma, realizar no momento correto o rodízio de pneus é essencial para reduzir o consumo. O TPMS integrado ao sistema de manutenção preditiva monitora em tempo real as condições dos pneus para ajudar o motorista a mantê-los sempre dentro da pressão ideal. 

Filtro de combustível

Saber o momento correto para trocar o filtro de combustível é essencial para evitar problemas e aumentar o consumo. Motores diesel modernos operam em uma pressão mais alta que os antigos e são menos tolerantes a contaminação ou entupimento, o que tem impacto direto nos injetores de combustível. 

Aerodinâmica

Dependendo do modelo do veículo, a resistência do ar pode aumentar em até 50% o consumo de combustível, portanto, implementar sensores aerodinâmicos pode melhorar o desempenho e reduzir o consumo é uma prática recomendada. Esses dispositivos devem ser instalados em locais livres e integrados a um sistema de telemetria que monitore o consumo e permita a identificação dos veículos que estejam com mau funcionamento e, consequentemente, gastam mais combustível que outros. 

Sistemas elétricos

Bateria, motor de partida, alternador e outros sistemas precisam funcionar corretamente para evitar acidentes e manter o consumo de combustível dentro da margem adequada. Quilometragem, maneira de dirigir e idade do veículo podem prejudica o sistema elétrico e a manutenção preditiva ajuda a identificar problemas e resolvê-los rapidamente. 

Ar-condicionado

Um sistema de ar-condicionado com defeito exige mais combustível do que o necessário para resfriar a cabine corretamente. A manutenção preditiva permite monitorar o sistema, verificando os níveis de líquido, correia de transmissão, condensador e bobinas do evaporador. 

Análises em tempo real

A manutenção preditiva é fundamental para que os gestores de frota tenham maior controle sobre seus veículos, mas para isso ser realmente eficiente, é necessário capturar e enviar esses dados em tempo real para sua armazenagem e análise. E isso exige uma estratégia de conectividade M2M que alcance qualquer local.  Conheça as vantagens do Superchip e revolucione a conectividade da sua empresa. 

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