A área de sombra do chip é uma falha de sinal que interrompe e/ou impede o funcionamento correto de dispositivos móveis, incluindo rastreadores veiculares, que utilizam sinal de rede para se comunicar e transmitir os dados.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), com dados de dezembro de 2020, o Brasil possui mais de 234 milhões de linhas moveis em atividade no país, número maior do que de habitantes.

A própria Anatel determina que a cobertura do serviço de telefonia móvel deve ser no mínimo 80% da área urbana dos municípios. É por esse motivo que, geralmente, áreas de zonas rurais e túneis ficam “incomunicáveis”.

Mesmo com essa regulamentação, é muito comum encontrar alguns pontos pela cidade que aparelhos celulares apresentam pouco sinal, ou simplesmente nenhum sinal de rede, por exemplo. Áreas que têm sombra do chip são um problema sério, que deve ter bastante atenção das empresas, principalmente das que prestam serviços essenciais, como o de rastreamento e telemetria.

Infelizmente isso não pode ser 100% evitado, já que pode ocorrer por diversos motivos e nem sempre é culpa exclusivamente da sua operadora. Outro fator determinante é a dificuldade das empresas em instalarem mais antenas, muitas vezes em decorrência de restrições de leis municipais.

Nós separamos algumas causas e como você pode tentar superar as áreas de sombra do chip, visando o menor impacto possível nas suas operações. Continue a leitura e entenda mais sobre esse problema.

O que causa a sombra do chip?

Questões geográficas

Alguns lugares podem interferir no sinal sem querer. É o que acontece quando existem áreas montanhosas, com muitos morros, ou quando as torres de transmissão são mais afastadas e em menor quantidade, como em áreas rurais, por exemplo. Por isso, o ideal é fazer uma boa varredura nas áreas para não ter nenhum tipo de interferência.

Distância da torre de transmissão

Essa é uma questão técnica que significa que quanto maior a distância entre torre de sinal e aparelho, maior será a possibilidade de ocorrer uma área de sombra do chip.

Obstruções de sinal

Esse problema pode acontecer em áreas urbanas, que até têm muitas torres. O que impede a passagem do sinal neste caso são os prédios, shoppings, ou qualquer construção grandiosa que fique entre essa conexão. Até uma parede mais espessa pode acarretar numa perda significativa de sinal.

Como saber se uma área possui torres de sinal?

Existem ferramentas que possibilitam uma consulta dos locais que possuem e que não possuem as torres com sinal de telefonia móvel. As próprias operadoras também devem informar sobre a área de cobertura em seus sites.

Dicas para diminuir os riscos causados pela área de sombra do chip

Além da análise de cobertura que já falamos, em que você deve saber onde existem áreas com sombra do chip ou não, também é importante fazer uma boa análise sobre a operadora e os chips que ela fornece. Isso significa parear essas áreas que possuem sinal com os chips que pegam nessas áreas… ou seja, optar por uma empresa que pega onde você necessita.

Outra boa dica é ter uma plataforma de gestão eficiente, pois é por lá que você poderá controlar e monitorar os veículos da sua frota, condicionados em um só lugar, o que trará um enorme ganho em produtividade para a sua empresa!

Com a ajuda do SUPERCHIP você tem a possibilidade de expandir suas operações. Aqui você tem ampla cobertura 2G, 3G e 4G, um sistema de gestão de ativos simples e fácil de usar, e pode personalizar seu plano como achar melhor, além de não ter pegadinhas no final do mês.

Entre em contato conosco e conheça ainda mais vantagens de ser um cliente SUPERCHIP.

Soluções que contribuem para o desenvolvimento do seu negócio

(11) 2122-0235
comercial@superchip.com.br

© Superchip – Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade | Termos de uso